Choque septico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Choque séptico
O choque séptico é uma doença na qual, como resultado da septicemia, a tensão arterial baixa a um nível tal que pode pôr a vida em perigo.
O choque séptico ocorre com maiorfrequência nos recém-nascidos, nas pessoas com mais de 50 anos e naquelas que têm um sistema imunitário deficiente. A sua gravidade é maior quando o número de glóbulos brancos é baixo, como sucede nas pessoasque sofrem de cancro, ingerem medicamentos anticancerosos ou têm doenças crónicas, como a diabetes ou a cirrose.
O choque séptico é causado pelas toxinas produzidas por certas bactérias e também pelascitocinas, que são substâncias fabricadas pelo sistema imunitário para combater a infecção. O diâmetro dos vasos sanguíneos aumenta (dilatam-se), fazendo com que a tensão arterial baixe apesar doaumento tanto do ritmo cardíaco como do volume de sangue bombeado. Os vasos sanguíneos também podem ter perdas de líquido, o qual sai do lume do vaso para entrar nos tecidos e provocar edema.
Aquantidade de sangue que flui em direção aos órgãos vitais, particularmente os rins e o cérebro, é reduzida. Mais tarde, os vasos sanguíneos contraem-se numa tentativa de elevar a pressão arterial, mas aquantidade de sangue bombeada pelo coração diminui e, por isso, a tensão continua a estar muito baixa.
Sintomas e diagnóstico
Em geral os primeiros sinais de um choque séptico, visíveis mesmo 24 horasou mais antes da diminuição da tensão arterial, são a redução do estado de alerta e a confusão. Estes sintomas devem-se ao facto de o cérebro receber uma menor quantidade de sangue.
Ainda que a saídade sangue do coração aumente, os vasos sanguíneos dilatam-se e, como consequência, a pressão arterial diminui. Com frequência o doente respira aceleradamente, para que os pulmões eliminem o excesso deanidrido carbónico e a concentração deste gás no sangue também diminua. Os primeiros sintomas podem incluir arrepios com tremores, um aumento rápido da temperatura, pele quente e avermelhada,...
tracking img