Resistencia ao impacto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio de resistência ao impacto

Norma : ABNT NBR 6157
Operadores: Eric Almeida Barboza de Souza ; Leon Duran.
Realizado dia 25 de março de 2012, Laboratório de física UNIFACS, Salvador, Bahia.Objetivo

Determinar a resistência ao impacto para o alumínio.

Introdução

O princípio básico do ensaio é medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material quando submetidaà ação de um esforço de choque de valor conhecido. O ensaio de choque determina, em princípio, a tenacidade do material que, como se sabe, corresponde à quantidade de energia necessária para provocara ruptura e que depende fundamentalmente da resistência e da ductilidade do material.
A forma da peça pode influir consideravelmente na resistência ao choque dos materiais. É por isso, que em barrassimples de materiais dúcteis, é necessário usar entalhes, para que a fratura seja produzida com um simples golpe. Essas barras sem entalhe, pela ação do choque, a temperaturas comuns não romperiam.O entalhe promove concentrações localizadas de tensões muito elevadas, resultando que a maior parte da energia produzida pela ação do golpe é absorvida numa região localizada da peça, com aconsequente formação da fratura frágil.

Normas e Procedimentos

Para a realização dos procedimentos que consistiu este ensaio foi necessário seguir uma determinada norma técnica. No caso deste ensaio,seguimos a norma ABNT NBR 6157.

Corpo de prova

Foram utilizados 5 corpos de prova de alumínio, com seção transversal 10 mm x 10 mm, entalhe em V e não apresentavam nenhuma trinca visível.Condições gerais
O ensaio foi realizado dentro de um laboratório devidamente equipado e à temperatura ambiente. Os corpos de prova apresentavam temperatura em torno de 20 graus Celsius.

Aparelhagem

Oequipamento utilizado no ensaio foi um pêndulo Charpy devidamente verificado de acordo com a norma ISSO/R 442.
O martelo tem pena com ângulo de (30+/-1)° e raio de curvatura de 2 mm. A velocidade...
tracking img