Chocolates garoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Garoto: patrimônio capixaba, tradição brasileira em chocolates .

Com 81 anos de história, a Chocolates Garoto é uma das três maiores fabricantes de chocolate do de todo o hemisfério Sul. Com o parque industrial instalado em Vila Velha, a empresa conta com duas unidades industriais que somam 68 mil metros quadrados construídos, em uma área total de 200 mil metros quadrados. Além disso, a Garototem um dos maiores e mais avançados centros de armazenagem vertical da América Latina, o Centro de Distribuição do Espírito Santo (CDES).
Atualmente, a Chocolates Garoto fabrica mais de cem produtos, com destaque para bombons, tabletes, achocolatados, pastilhas, candy bars, chocolates em pó, cacau em pó e coberturas ao leite, branca e meio amarga. E para produzir tanto, emprega mais de 3,5 milcolaboradores diretos e cerca de 14 mil indiretos, que estão espalhados por todo o país, já que além de uma estrutura de distribuição no território nacional, a empresa tem também um centro em São Paulo.
.
Consolidada no mercado interno, a fábrica expandiu sua atuação no exterior. Em 2002, ano em que foi adquirida pela multinacional Nestlé, a Garoto estava presente em 30 países; em 2009 já eram50 países onde os bombons Garoto podem ser encontrados.
Hoje, a Garoto é considerada uma empresa internacional, com produtos presentes nos cinco continentes e liderança em várias regiões do mundo. Ao avaliar a atual fase produtiva e econômica da empresa, o gerente-executivo Supply Chain da Chocolates Garoto, Anderson A. Moura, afirma que a empresa está bem consolidada e preparada para ocrescimento almejado e desafios futuros. "A Garoto é considerada uma das marcas mais valorizadas e queridas do mercado, como foi atestado em pesquisas conceituadas no ano passado. Por tudo isso, vemos este atual momento da empresa como altamente produtivo, com predominância de lançamentos, investimentos no bem-estar dos colaboradores e em ações sustentáveis que beneficiam também a comunidade em seuentorno", informa.

Ações ambientais
Desde sua aquisição pela Nestlé, em 2002, a Garoto quadruplicou seu faturamento, passando de R$ 500 milhões para R$ 1,9 bilhão em 2009. Para a empresa, a fórmula para alcançar esse sucesso é aliar investimentos ao bem-estar dos colaboradores e da comunidade em seu entorno.
Por isso, a Chocolates Garoto instituiu um novo conceito de responsabilidade socialcorporativa criado pela Nestlé e lançado recentemente na fábrica capixaba: a Criação do Valor Compartilhado (CSV). A CSV integra três temas que são focos das ações de responsabilidade social da empresa: água, nutrição e desenvolvimento rural.
A partir do tema "água", a Garoto promove a educação ambiental, conscientizando seus colaboradores para a preservação deste e de outros recursos naturais. Uma dasações é o "Programa de controle do consumo de água e de energia elétrica", realizado em parceria com times de TPM (metodologia japonesa para controle de perdas, que já é aplicada há três anos na Garoto).
A empresa também promove, há bastante tempo, o sistema de coleta seletiva. Por toda a fábrica, é possível encontrar recipientes adequados para o descarte correto dos resíduos. E os colaboradoresparticipam ativamente desse processo.
Há de se destacar ainda que a Chocolates Garoto conquistou, em dezembro último, a certificação internacional na norma ISO 14.001/2004, que atesta a eficiência do sistema de gestão ambiental da empresa, contemplando todos os processos relacionados ao meio ambiente.
Para estimular a participação dos colaboradores nas ações ambientais, são realizados palestras eencontros, distribuídos materiais informativos e apresentados projetos via comunicação interna, pelos murais, jornal e revista institucionais. Um bom exemplo do apoio dos colaboradores à causa ambiental foi a 1ª Caminhada Ecológica, evento socioambiental realizado em comemoração à Semana do Meio Ambiente de 2010. Colaboradores da Garoto e integrantes da comunidade subiram o Morro do Moreno, em...
tracking img