Chipangara ot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente relatório foi elaborado com base na solicitação do docente da cadeira de Ordenamento Territorial (OT), que se enquadra no curso de Gestão Ambiental, Planificação e Desenvolvimento Comunitário (GAPDEC), para obtenção do grau académico de Bacharelato e licenciatura no mesmo curso.

No entanto, o grupo ira apresentar ou estabelecer a relação entre a situação ambiental eas formas de ocupação do espaço, no contexto de ordenamento territorial. Entretanto, iremos fazer a caracterização do bairro em estudo sob o ponto de vista das construções, vias de acesso, saneamento do meio, serviços prestados, densidade populacional, entre outros aspectos.

Não só assim como também a avaliação critica das formas de ocupação, o levantamento dos problemas ambientais que de corremdas diferentes formas de ocupação e por fim a apresentação de eventuais soluções dos problemas ambientais que poderão decorrer do reordenamento territorial.















1. Procedimentos Metodológicos e Técnicas
1. Método de Abordagem Hipotético – Dedutivo
A partir dos conhecimentos adquiridos na cadeira de ordenamento do território e de informações obtidas em variasliteraturas em matéria de ordenamento do território e ocupação do espaço e sobre meio ambiente no geral, fez-se uma ligação com o caso concreto do bairro de Chipangara, de modo a fazer uma relação com a teoria e a realidade local, de modo a que tornar a abordagem mais cientifica.



2. Técnica de Pesquisa Bibliográfica e Documental
Com esta técnica fez-se uma contextualização do tema sobreponto de vista de vários actores, através da pesquisa bibliográfica e documental, que consistiu na consulta de manuais e de documentos do Conselho Municipal da Beira (CMB), sobre as formas de ocupação do bairro de Chipangara bem como de dados populacionais do bairro com objectivo de criar um suporte teórico ao tema estudado.




3. Método de Observação Directa
Com base neste método, usando ospróprios sentidos, o grupo analisou a situação real do bairro de modo a identificar, de modo a identificar as formas de ocupação do bairro, e a situação ambiental em que se encontra o bairro.

4. Técnica de Entrevista
O grupo, com base nesta técnica, entrevistou um residente do bairro de Chipangara, de modo a responder os objectivos pretendidos pelo tema estudado.






1.Enquadramento do bairro de Chipangara no contexto da estrutura urbana

Segundo Dr. Aniceto dos Muchangos (1994) na sua obra “Cidade da Beira- Aspectos Geográficos”, o bairro de Chipangara situa-se na cidade da Beira e enquadra-se na zona suburbana segundo a estrutura estabelecida pelo autor.

Faz limite ao:
Norte com bairro de Matacuane;
Sul o Oceano Indico;
Este o bairro do Macuti e Macurungo;Oeste o bairro da ponta-gea.

2. Caracterização do bairro em estudo, sob ponto de vista do tipo de construções, vias de acesso, saneamento do meio, serviços prestados, densidade populacional, entre outros aspectos.

1. Características do Bairro
Segundo o Dr. Aniceto dos Muchangos (1994:51), a maior parte de habitação da área suburbana é constituída por casas simples que nas características daONU, são consideradas “Traditional Housing”.

No bairro de Chipangara, a distribuição anárquica das casas produz uma estrutura difusa.
As casas são do tipo alvenaria que não possuem qualquer ornamentação ou pintura e encontram-se na sua maioria em más condições habitacionais, em áreas mal drenadas e por vezes devastadas, rodeadas por uma vedação de quintal de chapas de zinco velhas (já gastas) ede caniço.

Essa degradação das casas, verifica-se pela existência de rochas de paredes das casas, destruição do tecto e degradação da pintura.




2. Vias de Acesso
As vias de acesso são estreitas e não deixam distinguir nem os talhões, nem os quarteirões.
Estas vias tem sido diminuídas ou reduzidas através da invasão pelos residentes, através da construção de suas residências ocupando...
tracking img