China

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
China
Breve Histórico
República Popular da China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo. É uma república socialista governada pelo Partido Comunista da China sob um sistema de partido único.
A China aparece desde cedo na história das civilizações humanas a organizar-se enquanto nação, demonstrando um pioneirismo notável em áreas como a arte e a ciência. Em cerca de 1000a.C., a China consistia num conjunto complexo e intrincado de reinos de pequenas dimensões. Em 221 a.C., todos estes reinos foram anexados ao estado Qin, dando início à Dinastia Qin.
Na história da China, ao longo dos séculos, num movimento pendular, verificamos períodos de união e de desunião. No século XVIII, a China experimentou um progresso tecnológico acentuado, em relação aos outros povosda Ásia Central, ainda que tivesse perdido terreno se comparada à Europa. Os acontecimentos do século XIX, em que a China tomou uma postura defensiva em relação ao imperialismo europeu ao mesmo tempo em que estendia o seu domínio sobre a Ásia Central, podem ser explicados sob este ponto de vista.
No início do século XX, o papel desempenhado pelo Imperador da China desapareceu em 1912, com aproclamação da república por Sun Yat-sen, e posteriormente com a China a entrar num período de desagregação devido à Guerra Civil Chinesa. Atualmente há duas regiões que reclamam, formalmente, para si o nome de China: a República Popular da China e o Governo pré-revolucionário da República da China, que administra Taiwan e várias pequenas ilhas de Fujian.
A civilização chinesa surgiu em cidades-Estadono vale do rio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso. As dinastias sucessivas desenvolveram sistemas de controle burocrático que permitiriam ao imperador chinês administrar o vasto território que viria a ser conhecido como a China. A fundação do quehoje se chama a civilização chinesa é marcada pela imposição de um sistema de escrita comum, pela dinastia(monarquias hereditárias ) Qin no século III a.C., e pelo desenvolvimento de uma ideologia estatal baseada no confucionismo, no século II a.C., o sistema político da china foi baseado nisto por mais de 4000 anos, a primeira dinastia foi a Xia, aproximadamente 2000 anos a.C
A primeira dessasdinastias foi a Xia (aproximadamente 2000 a.C), mais tarde foi a dinastia Qin que unificou a China em 221 a.C. A última dinastia foi a Qing, que terminou em 1911 com a fundação da República da China (RC) pelo Partido Nacionalista Kuomintang (KMT). Na primeira metade do século XX a China mergulhou em um período de desunião e guerras civis que dividiram o país em dois principais campos políticos - oKuomintang e os Comunistas.
As hostilidades terminaram em 1949, quando a República Popular da China foi estabelecida na China pelos comunistas vitoriosos. O KMT, liderado pelo governo da República da China, recuou para Taiwan, agora limitando sua competência para a ilha de Taiwan e algumas ilhas adjacentes. Ainda hoje, a China está envolvida em disputas com a RC em relação a questões desoberania e doestatuto político de Taiwan.
Desde a introdução de reformas da economia em 1978, a China tornou-se em uma das economias de mais rápido crescimento no mundo,[10] e segundo maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. A industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% em 1981 para 8% em 2001.[11] A China tem sido caracterizada como uma superpotência emergentepor vários acadêmicos,[12] analistas econômicos[13] e militares.[14]
A importância da China [15][16] como uma grande potência é refletida através de seu papel como segunda maior economia do mundo nominalmente (ou segunda maior em poder de compra) e como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, bem como sendo um membro de várias outras organizações multilaterais, incluindo a OMC,APEC,...
tracking img