Che guevara e a midia impressa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera
Graduação em Serviço Social
Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação

Che Guevara e a Mídia Impressa

Autores:
Kátia Martins: RA 2315348107
Daniel Bartz: RA 2341451006
Claudia Ferreira: RA 2378465808
Marcelo da Silva: RA 2325399388
Luis Otávio Kaiser: RA 0000000000

Pinheiro Machado
Junho de 2011
Introdução

O que queremos com este trabalho éfazer uma reflexão sobre as diferenças nos discursos midiáticos. Mais especificamente, pretendemos avaliar o confronto de formações discursivas antagônicas presente no em matérias jornalísticas.
Comparamos, para isso, duas matérias sobre o guerrilheiro Ernesto Guevara e La Serna, o popular Che Guevara, a matéria “Che, a Farsa do Herói”, publicada na revista Veja nº. 2028, de 3 de outubro de 2007e a matéria “O Che – Combatente e Intelectual”, 5ª Edição Especial sobre Che Guevara, publicada na revista Caros Amigos em 05 de outubro de 2007.

1 Meios de Comunicação

A partir da premissa de que a mídia e as novas tecnologias de informação e comunicação representam os tentáculos da sociedade globalizada, ressaltamos o importante papel que estes elementos desempenham, seja no âmbito social,cultural, político ou econômico. Abordamos, desta forma, a mídia enquanto instituição complexa que se faz onipresente. Podemos observar, nas últimas décadas, o aumento gradativo e vertiginoso do poder de alcance da mídia, seja ela em suporte eletrônico, ressaltando aqui a importância da internet e do ambiente virtual, ou impresso, produzindo narrativas discursivas que, pelo efeito ideológico deevidência, funcionam como atestado de verdade a ser reproduzido sem checagem ou reflexão.
Sendo uma espécie de “discurso sobre”, a mídia age como um molde de realidades cotidianas, colocando o mundo como objeto a ser codificado e promovendo a institucionalização de sentidos e a homogeneidade da memória. Dessa maneira, passa a instituir critérios a serem seguidos e referenciais de uma condutadiária, além de certos prospectos de leitura e interpretação a serem seguidos também, o que contribui, assim, para a produção e a manutenção do senso comum. Na dinâmica da contemporaneidade, pautada pelo anseio de acesso e circulação de informação, a mídia vocifera a não-parcialidade das informações veiculadas em sua agenda uma vez que como as lutas pelo poder são lutas por fixação de significados, tempoder quem detém os canais de produção e circulação de informações. Ou seja, os dizeres midiáticos fazem falar um modo de inscrição do político bastante eficaz, visto que funcionam como registro da realidade em estado puro, apagando a mediação da própria linguagem e dos interesses tecidos na trama social.
Ressaltamos também que a inserção dos veículos de mídia no cotidiano das pessoas,representadas como um produto a ser vendido e a ser conquistado pelos consumidores, é quase um imperativo do qual poucos conseguem escapar. Nesse sentido, podemos observar que elas possuem como grande aliado a mídia, considerando-a nos seus mais variados meios. Levando em conta o poder de legitimidade que a mídia possui e o revestimento imaginário de prestígio e verdade que os meios de comunicaçãoinstalam, torna-se evidente, pelo efeito ideológico de evidência que, ao sujeito-leitor, não cabe argumentar se o que lhes é imposto é realmente válido. Para alguns teóricos, dentre eles os analistas de discurso, ao relato jornalístico é atribuída a crença de que o que é vendido por ele realmente traz benefícios a todos, marcado pelo efeito ideológico de verdade implicado nesse processo atestam a força dodiscurso midiático. Em relação às novas tecnologias da informação, além da crença de verdade, impera um efeito de ilusão que a posse de equipamentos eletrônicos de comunicação assegura ganhos para qualquer um no sentido de dominar o tempo e o espaço, permitindo a desfronteirização e um viver sem limites.
Sabemos que o discurso inscrito pela mídia é uma forma de discurso sobre e que as...
tracking img