Chcvlcnvcmvc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE FÍSICA - Professor Fabio Teixeira
DINÂMICA

1. (Fatec 2007) Uma dona de casa anda por sua casa, carregando nas mãos uma bacia cheia de água até a borda. Em determinado instante, ela encontra pela frente sua filha pequena e, para não colidir, freia bruscamente, o que causa o transbordamento de boa parte da água.

Esse transbordamento pode ser explicado
a) pela lei deSnell-Descartes.
b) pelas leis de Newton.
c) pelo princípio de Pascal.
d) pela lei de Coulomb.
e) pelas leis de Ohm.

2. (Pucmg 2006) Um corpo é lançado para o espaço sideral, longe das estrelas e planetas. Em relação à sua massa e ao seu peso, é CORRETO afirmar que:
a) sua massa e seu peso variam.
b) apenas seu peso varia.
c) sua massa e seu peso não variam.
d) apenas sua massa varia.

3.(Pucpr 2005) Complete corretamente a frase a seguir, relativa à primeira lei de Newton: "Quando a força resultante, que atua numa partícula, for nula, então a partícula:
a) estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme".
b) poderá estar em movimento circular e uniforme".
c) terá uma aceleração igual à aceleração da gravidade local".
d) estará com uma velocidade que se modifica com o passardo tempo".
e) poderá estar em movimento uniformemente retardado".

4. (Uel 2005) Em 21 de junho de 2004, a nave espacial "SpaceShipOne" realizou um fato memorável: foi o primeiro veículo espacial concebido pela iniciativa privada a entrar em órbita em torno da Terra, em uma altura pouco superior a 100 km. Durante o intervalo de tempo em que a nave alcançou sua máxima altitude, e com os motorespraticamente desligados, seu piloto abriu um pacote de confeitos de chocolates para vê-los flutuar no interior da nave. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação da flutuação dos confeitos.
a) A gravidade é praticamente zero na altitude indicada.
b) Não há campo gravitacional fora da atmosfera da Terra.
c) A força gravitacional da Terra é anulada pela gravidade do Sol e daLua.
d) As propriedades especiais do material de que é feita a nave espacial blindam, em seu interior, o campo gravitacional da Terra.
e) Nave e objetos dentro dela estão em "queda livre", simulando uma situação de ausência de gravidade.

5. (Ufscar 2005) Leia a tirinha a seguir na figura 1.
Imagine que Calvin e sua cama estivessem a céu aberto, em repouso sobre um ponto P do equadorterrestre, no momento em que a gravidade foi "desligada" por falta de pagamento da conta, ver figura 2.
Tendo em vista que o ponto P' corresponde ao ponto P horas mais tarde, e supondo que nenhuma outra força atuasse sobre o garoto após "desligada" a gravidade, o desenho que melhor representa a posição de Calvin (ponto C) no instante considerado é
[pic]

6. (Unifesp 2005) A figura representa um caixotetransportado por uma esteira horizontal. Ambos têm velocidade de módulo v, constante, suficientemente pequeno para que a resistência do ar sobre o caixote possa ser considerada desprezível.
[pic]
Pode-se afirmar que sobre esse caixote, na situação da figura,
a) atuam quatro forças: o seu peso, a reação normal da esteira, a força de atrito entre a esteira e o caixote e a força motora que aesteira exerce sobre o caixote.
b) atuam três forças: o seu peso, a reação normal da esteira e a força de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido oposto ao do movimento.
c) atuam três forças: o seu peso, a reação normal da esteira e a força de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido do movimento.
d) atuam duas forças: o seu peso e a reação normal da esteira.
e) não atua forçanenhuma, pois ele tem movimento retilíneo uniforme.

7. (Pucpr 2005) Um corpo gira em torno de um ponto fixo preso por um fio inextensível e apoiado em um plano horizontal sem atrito. Em um determinado momento, o fio se rompe.
[pic]

É correto afirmar:
a) O corpo passa a descrever uma trajetória retilínea na direção do fio e sentido contrário ao centro da circunferência.
b) O corpo passa a...
tracking img