Charles darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CHARLES DARWIN

Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês e criador da teoria da evolução natural. Segundo o cientista, o processo acontecia através da seleção natural.Charles Robert Darwin nasceu em uma família culta. Seu pai era médico respeitado e seu avô poeta, médico e filósofo. Estudou medicina em 1825 em Edinburgo, mas não seguiu a carreira.Tinha pretensões de se torna um religioso, mas depois de conhecer o botânico John Stevens Henslow, mudou o rumo de seus interesses pessoais.
Participou como naturalista numa expedição aoredor do globo terrestre no navio Beagle, que saiu de Davenport com chegada à América do sul. Pesquisou durante 4 anos os fósseis, amostras geológicas e observou espécies diversas deanimais e vegetais nas ilhas Galápagos, localizada na América do Sul. Percebeu que havia diferenças em um mesmo animal que viviam em diferentes lugares. Isso era evidente também emanimais de épocas distantes, o que foi notado através dos fósseis.
O evolucionismo não era assunto novo, pois alguns teóricos já o discutiam, como por exemplo, o zoólogo Alfred RussellWallace. Inspirado nele, Darwin escreveu o livro "A Origem das Espécies", publicado em 1859, onde esboçava a teoria evolucionista. Segundo essa teoria, as espécies evoluiriam através desucessivas gerações, prevalecendo a mais forte. A teoria de Darwin foi comprovada por muitos cientistas, porém, alguns pontos não se sustentaram com o tempo, como a tese da sobrevivênciada espécie mais forte. Hoje, sabe-se que nem sempre isso acontece.
Embora a teoria de Darwin seja bem aceita no meio científico, provocou reações nos meios religiosos, adeptos da teoriacriacionista e inspirada nos escritos bíblicos, onde o homem teria sido criado por Deus. Darwin morreu de ataque cardíaco e foi enterrado na Abadia de Westminster, na Inglaterra.
tracking img