Charles baudelaire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Charles-Pierre Baudelaire

Charles-Pierre Baudelaire foi teórico das artes em geral e um dos grandes inovadores da literatura francesa. Na opinião de críticos de arte, Charles foi o criador da tradição moderna na poesia. A influência de sua obras ultrapassaram sua existência.

Charles-Pierre Baudelaire nasceu em Paris no dia 9 de abril de 1821, e foi batizado dois meses depois, na IgrejaCatólica Romana Saint-Sulpice. Numa infância e adolescência atormentada, seu pai, François Baudelaire, um funcionário civil e artista amador, morreu quando Baudelaire completava 6 anos de idade, em 1827. No ano seguinte, sua mãe Caroline se casou com o general Jacques Aupick, a quem Charles odiava, que mais tarde tornou-se embaixador francês em vários tribunais nobres. Muitos biógrafos veem isso comoum momento crucial na vida do escritor, já que ele passa a não ser mais o foco de afeto de sua mãe, o que o deixou com um trauma que vai se perpetuar por toda sua vida.

Baudelaire começou seus estudos em Lyon. Mais tarde, ele cursou direito na Liceu Louis-le-Grand , em Paris, um curso popular na época para aqueles que ainda não haviam decidido qual carreira específica seguir. Na mesma época,começou frequentar prostíbulos e por consequência contraiu algumas doenças durante este período. Após se formar em 1839, ele dizia não sintir vocação para nada. Seu padrasto tinha em mente uma carreira na lei ou diplomacia, mas em vez disso Charles decidiu embarcar em uma carreira literária. Sua mãe mais tarde recorda: "Ah, que tristeza. Se Charles se deixasse guiar por seu padrasto, sua carreirateria sido muito diferente... Ele não teria deixado um nome na literatura, é verdade, mas estariamos muito mais felizes, nós três”.

Após anos de desavenças com o padrasto, Baudelaire concordou em iniciar uma viagem à Índia, ideia que Aupick teve na esperanças de acabar com os maus hábitos de seu afilhado. A viagem deixou uma impressão forte a respeito do mar e dos portos exóticos, que ele maistarde passou a empregar em sua poesia. Ao regressar, começou a compor alguns dos poemas de Les Fleurs du Mal e participou da revolução de 1848 na Europa central e oriental que acabaram eclodindo em função de regimes governamentais autocráticos e logo após dissipou seus bens em meio a boemia e a jogatina parisiense.

Lá conheceu personalidades como Mme. Sabatier, Marie Daubrun, e seu amor, a atrizJeanne Duval, que foi rejeitada pela familia de Charles acusando-a de drenar o dinheiro dele. Com problemas de saúde, produção literária irregular e submerso em dívidas, Baudelaire foi submetido a um conselho judiciário iniciado por seus familiares. Assim, o tutor Ancelle foi nomeado para controlar os gastos do escritor. Em consequência de todos esses fatores, ele tentou suicídio.

Baudelairefoi o escritor que avançou as fronteiras dos costumes em sua época, seu primeiro trabalho publicado foi sua crítica de arte no Salão de 1845, que atraiu a atenção imediata a respeito de sua ousadia. Muitas de suas opiniões críticas parecem notavelmente em sintonia com as teorias futuras dos pintores impressionistas. Nesse momento, o poeta tornava-se um crítico que buscava um princípio inspirador ecoerente nas obras de arte. Em 1846, Baudelaire escreveu sua segunda crítica de arte, ganhando credibilidade como um defensor e crítico do Romantismo . Seu apoio sobre Delacroix como o artista mais importante romântico ganhou notoriedade generalizada. No ano seguinte, o livro La Fanfarlo foi publicado. Baudelaire atuou também como tradutor de Allan Poe. Entre seus ensaios, destaca-se O PrincípioPoético, onde as bases de sua poética foram fixadas.

Um fato marcante na vida de Baudelaire, deu-se em 1857 com a publicação de sua mais famosa obra de poemas As Flores do Mal (Les Fleurs du Mal). Alguns desses poemas já havia aparecido na Revue des deux mondes, quando foram publicadas por um amigo de Baudelaire, Auguste Poulet Malassis .
Os poemas, que foram considerados escandalosos, falam...
tracking img