Charles Augustin De Coulomb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Charles Augustin de Coulomb (1736-1806)

 “Duas cargas elétricas atraem-se ou repelem-se com força proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância”
Lei de Coulomb, 1783.Charles Augustin de Coulomb, físico francês cujas contribuições mais importantes ocorreram nos campos da eletricidade, do magnetismo, da mecânica aplicada e nos estudos do atrito e da torção. Foium dos grandes personagens da história da física e da engenharia.
Coulomb nasceu em Angouleme, França, em 14 de junho de 1736. Seu pai - Henri Coulomb - ocupava então o cargo de inspetor dos domíniosdo rei. Alguns anos mais tarde abandonou essa função e retirou-se para sua cidade natal - Montpellier. Sua mulher ficou em Paris e, com ela, o pequeno Charles, que ali frequentou o Colégio das QuatroNações e o Colégio Real. Em 1758, também Charles Augustin deixou Paris para ir juntar-se ao pai. Deste conseguiu autorização para alistar-se na Arma de Engenharia.
Sua carreira militar encerrou-se coma nomeação para subtenente da École cle Métiers, em 1760; no ano seguinte, terminou o curso de engenharia. Viajou, algum tempo depois, para a Martinica, como diretor dos trabalhos de fortificaçãodaquela ilha. Sua permanência nas Antilhas foi, porém, bastante curta: não conseguiu adaptar-se ao clima tropical, e retornou à França gravemente doente. Já recuperado, Coulomb assumiu a direção das obrasde fortificação que estavam sendo realizadas em Rochefort, na ilha de Aix e em Cherbourg, ocupando-se também de pesquisas científicas. Em 1772, começou a escrever importantes trabalhos sobre mecânicaaplicada, tendo apresentado suas primeiras conclusões à Academia de Ciências de Paris em 1773. Neste mesmo ano, nasceram as bases da teoria da resistência dos materiais e, seis anos mais tarde,alguns trabalhos sobre o atrito. Coulomb foi particularmente influenciado por Guillaume Amontons, que, em 1699, enunciara a lei da proporcionalidade do atrito à pressão dos corpos em contato. Baseou-se...
tracking img