Charles Augustin de Coulomb

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
Introdução

Quando se trata de Eletrostática, não podemos deixar de falar sobre o grande físico francês e Engenheiro militar que foi Charles Augustin de Coulomb. Educado em Paris, passou nove anosnas Índias Ocidentais como engenheiro militar e, nos intervalos de suas atividades profissionais, dedicava-se a pesquisas sobre mecânica aplicada.
Coulomb é o primeiro cientista que fez grandescontribuições em mecânica dos solos. As obras de pesquisa levando ao conceito do ângulo de atrito constitui um dos mais importantes fundamentos em geotecnia.

Charles Augustin de Coulomb
CharlesAugustin de Coulomb nasceu a 14 de Junho de 1736 em Angoulême, França. Estudou Matemática, Astronomia, Química e Botânica no Collège Mazarin, em Paris e formou-se em Engenharia Militar na École du Génie, emMézières.

Entre 1764 e 1772 esteve destacado em Martinica, nas Caraíbas, para supervisionar os trabalhos de construção do “Fort Bourbon” e aí realizou inúmeras experiências sobre mecânica deestruturas, atrito em maquinaria e elasticidade dos metais e das fibras de seda.

Foi o inventor da balança de torção (1777) e entre as diversas actividades que continuou a desenvolver, realizou umestudo minucioso sobre o magnetismo terrestre (1777) e um estudo sobre as leis do atrito (1779), ambos premiados pelaAcadémie des Sciences.

Em 1781 e 1791, apresentou à Académie des Sciences seteimportantes trabalhos sobre electricidade e magnetismo. Durante este período, foi consultor de engenharia, desenvolveu diversos projectos científicos com Jean Charles Borda e teve participação ativa noprocesso de reconhecimento das instituições com carácter científico, decorrente da Revolução Francesa. Em 1802 foi nomeado inspector geral de instrução pública.

Lei de Coulomb
O seu nome ficou ligadoà chamada lei de Coulomb da teoria da electricidade, datada de 1787, que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Esta lei estabelece que o módulo da força entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Charles Augustin De Coulomb
  • Charles Augustin de Coulomb
  • Charles Augustin de Coulomb
  • Charles Augustin Coulomb
  • CHARLES AUGUSTIN DE COULOMB
  • Charles Augustin De Coulomb
  • Charles Augustin De Coulomb
  • Charles augustin de coulomb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!