Charges

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ChargeUNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
* LÓGICA, LINGUAGENS E COMUNICAÇÃO

Andréia Lins
Mauro Luiz
Sandy Santos Silva

Análise semiótica deuma charge do cartunista Amâncio.



Abril
2012

Breve introdução à interpretação das charges
A charge é uma crítica humorística de algum fato, representa graficamente um acontecimentoconhecido do público a qual se destina, através da percepção do cartunista. Pode fazer uso apenas da imagem, ou combiná-la com texto.
Por ser fundamentada num contexto espaço-temporal, a charge exige queseu leitor seja qualificado, ou esteja inserido no contexto de que a gravura trata, seja no âmbito politico, econômico, social, para que haja a construção do sentido.
Através da semiótica,estudam-se os signos e significados e como eles se relacionam, assim, neste momento faz-se indispensável o seu uso para interpretar a transmissão de informação, ou a construção de sentido, através dos sentidosimplícitos no texto.
Na charge o desenho traz a mensagem principal, agrega-se alguma informação complementar através de verbalização, que pode sintetizar o fato, interrogar e situar o leitor sobreo fato.
O fato chargeado leva em conta o contexto social e político na qual foi criada, o que mostra seu caráter efêmero, pois faz menção aos fatos no momento em que estes acontecem. Em seu caráterhumorístico, está incrustado a denuncia, a crítica, o que aufere uma denotação ideológica.
A Charge
A charge escolhida foi produzida em novembro de 2009, pelo cartunista Amâncio.

ContextoSócio-Histórico
No final de novembro de 2009 o, então, deputado Leonardo Prudente, do partido Democratas, foi flagrado colocando dinheiro nas meias, dinheiro esse proveniente de provável pagamento deparlamentares da base aliada. Na ocasião, o parlamentar afirmou ter colocado o montante nas meias, para garantir sua própria segurança. Segundo as investigações da polícia Federal, o esquema seria...
tracking img