Charges

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise Textual


TÍTULO: O que e Charges e Tirinhas

NATAL/RN
2012

O que é charges?
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algumacontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos.
A palavra é de origem francesa “charger” e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundenteligada a temporalidade, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde a artista expressagraficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que aconteceao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a chargeé o primeiro alvo dos censores infra.
A primeira charge publica no Brasil foi no ano de 1837 e tinha como titulo “a campanha e o cujo”. Foi criada por Manuel José de Araújo Porto alegre, que dentreas funções exercidas na politica e ensino, era também pintor e caricaturista.
As charges recorrem a variadas estratégias de discursos para produzir os efeitos cômicos e reflexivos a que se propõem.Na maioria dos casos, apenas algumas técnicas são empregadas em uma mesma produção, mas certos elementos mostram-se frequentes ou mesmo essências e, por vezes, aparecem juntos.
Linguagem visual
Oelemento visual é característica presente em toda e qualquer charge. As codificações visuais proporcionam maior compreensão da crítica que o chargista pretende passar. É claro que, na maioria das...
tracking img