Charge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
José Horácio Siqueira
RA 12134904



















Análise de
Charges e Tirinhas
Introdução aos estudos do discurso
Prof: Érica L. Lima de Paula

















PUC-CAMPINAS
2012




Objetivos:
Relacionar o contexto da charge/tirinha aos contextos sócio históricos;
Analisar a crítica proposta pela charge/tirinha animada e/ou estática;Originar uma reflexão sobre a utilização da charge/tirinha como apoio pedagógico no processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa.


Justificativa de escolha do corpus:
Maurício Ricardo Quirino (Duque de Caxias, RJ, 24 de setembro de 1963, é um chargista, cartunista brasileiro e músico.
Foi criado em Uberlândia, em Minas Gerais. Foi baixista e jornalista. É o roteirista e desenhistado site Charges.com.br, que iniciou por diversão. Quando o site começou a dar lucro, abandonou um emprego em um diário de Uberlândia. Hoje, além de desenhar (com uma prancheta digital) e animar, ele dubla (geralmente fazendo todas as vozes) e toca a música de fundo das charges apresentadas no site. Atualmente ele também faz charges para a rede globo para programas como Big Brother Brasil e o MaisVocê.
Charles Monroe Schulz (Mineápolis, 26 de Novembro de 1922 — Santa Rosa, 12 de Fevereiro de 2000) foi um cartunista americano, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy, entre outros.
Iniciou a série de desenhos do Snoop (Peanuts) em 2 de outubro de 1950 e os desenhou por mais de 50 anos, até se aposentar em virtude de sua doença,em 14 de dezembro de 1999. Schulz faleceu em 12 de fevereiro de 2000, vitimado por um ataque cardíaco às 21h45, com 77 anos. Sua última tira foi publicada um dia depois, 13 de fevereiro, uma tira em que se despedia de seus fãs e de seus personagens queridos.

Embasamento teórico:
Analisar e compreender as formas de pressuposto,subtendido,implicito, explicito, liguagem verbal / não verbal,discurso direto/ indireto, polifonia, ruptura discursiva encontrada na charge e na tirinha.
Definições
Pressuposto:é identificado quando o emissor veicula uma mensagem adicional a partir de uma palavra ou expressão.
Subtendido: devem ser deduzidos pelo receptor, e justamente por essa ideia de dedução, podem não ser verdadeiros(escondido)
Implicito: algo que não foi dito claramente.Diz se do queestá subtendido ao invés de explicitamente expressado.
Explicito:algo que se deixa transparecer diretamente.
Linguagem verbal:é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
Linguagem não verbal:é o uso de imagens,fuguras,desenhos,símbolos,dança,tom de voz, postura corporal,pintura,música,mímica e gesto como meio de comunicação.
Discurso direto:quando são as personagens que falam.Discurso indireto:não há diálogo,o narrador não põe as personagens a falar diretamente,mas faz se o intérprete delas.,transmintindo ao leitor o que disseram ou pensaram.
Polifonia:tem como principal propriedade a diversidade de vozes controversas no interior de um texto.
Ruptura discursiva:quebra de lógica que supreende o leitor, ‘surpresa’ ‘final inesperado’.


Tirinha de Peanuts (CharlieBrown)

[pic]

Análise:
Está tira de Charles Schuls apresenta uma crítica ao encaminhamento da leitura no âmbito da escola, ou seja, a leitura de livros seguida de redação, o que, de certa forma, afeta negativamente o processo de fruição.
Fundamentalmente, a estória mostra a personagem com uma lista (implicitamente longa) de livros para ler e solicita um conselho a Marcie sobre o que fazerdepois da leitura dos mesmos.
O conselho aponta para uma redação sobre cada um dos livros lidos. E junto com essa redação acontece a contradição, ou seja, na longa tarefa de redação fazer a apreciação. Está apreciação (gostou x não gostou) certamente será chata e negativa, o que podemos depreender do último quadro da tira.
Em outras palavras, a leitura do texto (certamente literário, pois ‘em...
tracking img