Chapas a base de madeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHAPAS A BASE DE MADEIRA

CHAPAS A BASE DE MADEIRAS

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Estruturas de Aço e Madeira I do curso de Engenharia Civil da União Dinâmica de Faculdades Cataratas, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Prof. Doutor Everaldo Pletz.

FOZ DO IGUAÇU
MARÇO DE 2012



SUMÁRIO

1.0Introdução..........................................................................................4 2.0 Chapas de madeira .......................................................................................4 Chapas de partículas .....................................................................................5 2.2 Chapas de fibras..........................................................................................5 2.3 Chapas feitas a partir de lâminas ................................................................5 3.0 Aglomerados ................................................................................................5 3.1 Chapas de partículas de madeira aglomerada "particle board" (pb) ............5 4.0 Chapas de flocos de madeira orientados osb "oriented strandboard" .........6 5.0 Chapas à base de fibras ...............................................................................7 5.1 Chapas de fibras de média densidade - mdf (“medium density fiberboard”).8 5.2 Chapas de Madeira Compensada .................................................................9 6.0 Chapas de sarrafeado...................................................................................10 7.0 CLT ..............................................................................................................11 8 – Veener............................................................................................................12
9 – Orrigem do LVL..............................................................................................13
10 –I-Joist............................................................................................................17
11 – Timber..........................................................................................................21
Conclusão e Referências Bibliográficas..............................................................22

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos alguns tipos dechapas de madeiras, seu uso na construção civil e comparação entre elas. Em seguida serão expostas suas características e propriedades.
Percebemos que a utilização dos recursos florestais vem crescendo a cada ano que passa, fazendo com que a diversidade do produto aumente.
Agregação de valor e maximização do lucro, tem sido intensificada através da iniciativa dos empreendedores do setor e depesquisas que constituem a base para o desenvolvimento dessas iniciativas.
A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da Construção Civil, pois pode ser aplicada a diversas situações. No Brasil a madeira é um produto pouco valorizado como material de construção, embora seja encontrada em abundância na natureza.


2 CHAPAS DEMADEIRA

Só nos últimos quarenta anos é que o desenvolvimento das chapas de madeira reconstituída tomou força, surgindo vários tipos de chapas de madeira reconstituída de grandes dimensões, com maior estabilidade dimensional, mais homogêneas, sem defeitos, com ganhos de melhorias em relação às propriedades físicas e mecânicas e resistência a biodeterioração, adequadas à indústria moveleira e àconstrução civil.
A produção de chapas de madeira, no Brasil, teve seu início, na década de 40, com a produção do compensado. As chapas de aglomerado e chapas de fibra dura começaram a ser produzidas, mais tarde, na década de 60. A classificação das chapas a base de madeira pode ser feita em função da forma do material lenhoso empregado na fabricação desses produtos, ou ainda segundo a densidade,...
tracking img