Chacina do rangel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.tvconde.com/2010/09/acusado-de-chacina-no-rangel-quebra-o.html




ALGUMAS INFORMAÇÕES ACERCA DO PROCESSO “CHACINA DO RANGEL”

DATA DO CRIME: O crime ocorreu no bairro do Rangel, em João Pessoa, na madrugada de 9 de julho de 2009.

ACUSADOS: Carlos José Soares de Lima e a esposa Edileuza de Oliveira dos Santos

VITIMAS: Moisés Soares Filho (33 anos), Divanise Lima dosSantos (grávida de gêmeos) e as crianças Raissa (2 ANOS), Raí (4 ANOS) e Raquel(10 ANOS), todos mortos a golpes de facão.


PROMOTORES: Alexandre Varandas e Edjair Luna



CONDENAÇÃO DOS RÉUS:

Carlos José Soares de Lima 116 anos e 10 MESES

Edileuza de Oliveira dos Santos - 120 anos e dez meses (sua pena foi maior porque ela negou envolvimento).
Na prática, ele vai cumprir 19 anos eela, 20 anos, segundo informou o promotor Alexandre Varandas, já que no Brasil o período máximo que um condenado pode ficar na prisão é de 30 anos, sendo que o detento pode ser beneficiado com o regime semiaberto depois de cumprir um sexto da pena.



TEMPO DE JULGAMENTO: O Julgamento durou quase 30 horas

ANUNCIO DA SENTENÇA: Juiz Marcos William.

Antes de iniciar o julgamento, MarcosWilliam de Oliveira alertou aos presentes que “caso houvesse qualquer manifestação contra ou a favor dos acusados, a sala do júri seria esvaziada imediatamente.” Depois que Carlos José Soares de Lima e sua esposa Edileuza de Oliveira dos Santos sentaram no banco dos réus, o magistrado fez o sorteio dos jurados para compor o Conselho de Sentença.


JURI POPULAR: Composto por cinco homens e duasmulheres: Hélio de Albuquerque, Gabriela Moreira de Medeiros, Edvaldo da Silva Lima, Rafael Câmara Norah, Graça Gomes, Aciel Carneiro da Silva e Valmir Felipe da Silva.


ARTIGOS: Os acusados da autoria da chacina respondem por homicídio triplamente qualificado, além de tentativa de homicídio, visto que houve dois sobreviventes. Os crimes estão previstos nos artigos 121, § (parágrafo) 2º, incisosII, III e IV e 14, II do Código Penal.

O juiz adiantou que serão ouvidas nove testemunhas, sendo três do Ministério Público e seis da defesa dos réus. A declarante será ouvida, separadamente, sem a presença do público e da imprensa. Após, vão acontecer os interrogatórios dos acusados e os debates entre advogados de defesa e promotores de Justiça. “Em face da pluralidade de réus, serão nove horassó de debates, incluindo ai réplica e tréplica. Consequentemente, na madrugada de amanhã (sexta-feira), acredito que encerraremos este júri”, esclareceu Marcos William de Oliveira.


Um dos promotores de Justiça do caso, Alexandre Varandas, disse que vai manter os termos da denúncia. “Os acusados vão responder por cinco homicídios consumados e dois tentados, por motivo fútil e torpe, queimpossibilitaram a defesa das vítimas.” Também participa da acusação o promotor Edjair Luna.




FALA DO PROMOTOR NO PROCESSO:

“As vítimas foram mortas quando estavam dormindo a golpes de facão. A ação foi praticada por Edileuza de Oliveira dos Santos, de 26 anos, em parceria com seu marido, Carlos José Soares de Lima, 28 anos. Eles mataram de forma bárbara o casal Moises Soares Forte, DivaniseLima dos Santos (grávida de Gêmeos), além dos filhos menores Chynthia Rayssa dos Santos Soares, Ray dos Santos, Cyntia Raque.


Houve ainda a tentativa de matar os menores Rian Soares, 06 anos, e Priciano Soares, 11 anos. As crianças só não morreram porque no momento da chacina eles se esconderam em baixo da cama. Ao todo, segundo a perícia, foram desferidos contra as vítimas 120 golpes defalcão. O crime foi motivado por desavenças entre assassinos e assassinados”

"Nos cinco homicídios consumados, o Carlos e a Edileuza foram denunciados por cometimento de crime de homicídio qualificado pelo motivo fútil, pelo motivo cruel e pelo que dificultou a defesa das vítimas. Nos outros dois crimes, eles foram denunciados pelos crimes de homicídios tentados qualificados, em relação ao Rian,...
tracking img