Ceticismo e dogmatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CETICISMO E DOGMATISMO EM FILOSOFIA
O cético, no sentido comum, é aquele que desconfia de tudo, que não acredita nas possibilidades que estão à sua frente.
coloca-setudo em dúvida, examinam-se todas as certezas, opiniões e crenças, numa busca de solo seguro sobre o qual construí um novo saber.
O ceticismo, ainda, inspira a atitudecrítica e questionadora da filosofia contemporânea, colocando questões sobre a relatividade do conhecimento e os limites da razão.
No senso comum, o dogmático é a pessoa queacredita ter a posse da verdade e se recusa ao diálogo, não admitindo o questionamento de suas certezas.
dogmatismo assume sentidos um pouco diferentes entre si, masinterligados. O primeiro sentido de dogmatismo é a admissão de que se pode conhecer as coisas em si e de que esse conhecimento é confiável para nos guiar na vida prática diária.
Nosegundo sentido, dogmatismo é a doutrina, ou atitude, que afirma, de modo absoluto, sermos capazes de chegar a verdades seguras exclusivamente por meio do uso da razão.“Todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer.”
Aristóteles, Metafísica
O conhecimento é uma compreensão clara da realidade, que o sujeito humano adquireatravés de sua comparação com essa realidade.
O conhecimento é o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação.
O conhecimentocientífico vai além do empírico, procurando conhecer, além do fenômeno, suas causas e leis. Já o conhecimento filosófico distingue-se do conhecimento científico pelo objetode investigação e pelo método.
A questão do conhecimento: Para compreender a si mesmo e o mundo os homens querem entender a sua própria capacidade de entender.
tracking img