Cesap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CESAP- CENTRA DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA
EJA
Aluno: Marcos Lino Ferreira

Psicologia do desenvolvimento

Além de analisar os contextos biopsicossociais o qual o homem está inserido, é importante analisar o estabelecimento e manutenção desses contextos ao longo da sua história de vida, do seu desenvolvimento individual: vida intra-uterina, infância, adolescência,vida adulta, velhice.
De todos os mamíferos, os seres humanos são os mais imaturos ao nascer talvez porque, dentre todas as espécies, o ser humano é o que tem o sistema nervoso mais complexo. Quanto mais complexo o sistema nervoso de um organismo, maior o tempo necessário para alcançar a maturidade.
A Psicologia do Desenvolvimento é um campo da psicologia que descreve as funções psicológicas doser humano, em especial da criança, como por exemplo: suas reações intelectuais, sociais e emocionais em diferentes idades, buscando descobrir como tais funções mudam com a idade.
Objetivos: descobrir quando e como cada tipo de comportamento vai aparecendo, o que tornam todos os membros da espécie similares e o que nos individualiza e nos torna diferentes uns dos outros
Utilidade: ajudar acriança a desenvolver-se normalmente, tornando-se uma adulto feliz, capaz de agir com autonomia e independência, atenuando os conflitos e reduzindo as frustrações.
Hoje, já há normas de desenvolvimeno estabelecidas para vários comportamentos, por exemplo: a) tabelas de desenvolvimento motor que indicam quando uma criança consegue levantar o queixo, sentar-se, engatinhar, andar, pular num só pé,etc); b) de desenvolvimento da linguagem (pelas quais sabemos de quantas palavras, aproximadamente, é composto o vocabulário de uma criança aos 18 meses, com 1 ano, 2 anos, etc) e também há descrições sobre o desenvolvimento cognitivo, sexual, moral, etc. É importante frisar que, esses aspectos interagem e exercem influência uns sobre os outros.
Os principais métodos utilizados na psicologia dodesenvolvimento, além da observação e da experimentação usados na psicologia de modo geral, são os métodos longiudinal e o transversal.
As observações longitudinais são efetuadas durante um longo período de tempo, empregando sempre os mesmos sujeitos. É um méodo demorado e dispendioso, porém muito útil para avaliar efeitos posteriores de experiências iniciais. Por exemplo, é indicado paraobservar o efeito da superproteção dos pais na personalidade do filho quando adulto.
As obsevações transversais são efetuadas em tempo muito menor, empregando sujeitos de diferentes idades. É um método mais fácil e econômico, com resultados mais rápidos. Por exemplo, observar o desenvolvimento do julgamento moral, em crianças de 4 a 10 anos, seriam submetidas a testes adequados a cada faixa etária.Como são as pessoas e o que as faz serem como são?
O filósofo britânico John Locke, no século XVII, acreditava que a mente de um bebê recém-nascido era uma tábula rasa, uma “pedra lisa”, uma “folha em branco”, ou seja, o que é escrito nesta pedra é o que o bebê experiencia.
Com o advento da teoria da evolução, de Charles Darwin (1859), que salienta a base biológica do desenvolvimento humano, aperspectiva hereditária voltou a ficar em voga.
Já no século XX, com o apogeu do behaviorismo, a posição ambientalista novamente ganhou proeminência.
Atualmente, a maioria dos psicólogos concordam não apenas que tanto a natureza quanto a criação (ambiente) exercem papéis importantes, mas que interagem continuamente para orientar o desenvolvimento. Assim, o que faz uma pessoa ser aquilo que éresulta da combinação dos fatores herdados e do seu meio ambiente.
As pessoas são muito variadas. Diferem quanto ao tamanho, religião, sexo, idade, inteligência e educação. Diferem ainda quanto às características sociais, econômicas e morais.
A individualidade é o resultado de características biológicas ou herdadas (hereditárias) e é influenciada pelo meio onde vivem.
Características...
tracking img