Cervejaria cerpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Hoje em dia, gostar de mudança, de tumulto e até do caos é um pré-requisito para a sobrevivência, para não falar no sucesso.”
T. J. Peters

1-Introdução:



O Brasil, também conhecido como o País do Futebol, elege uma outra paixão nacional, a CERVEJA. Para alguns a “loiragelada”.


Nascida no século XVII, mas somente em 1836 surgiram as primeiras notícias sobre a fabricação de cerveja no Brasil. Esse anúncio, publicado no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, dizia o seguinte: "Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita número 86, da Cervejaria Brazileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne abarateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo”.


Desde 1966, Belém possui uma das maiores empresas brasileira de cerveja, A CERPA. Com um crescimento acelerado, em busca de maiores fatias do mercado.


Daqui para frente, iremos conhecer o que há de melhor por detrás deste rótulo. Principalmente os aspectos relacionados à Sustentabilidade. Que é o que defato nos interessa.
























2-Desenvolvimento:



A precursora do ramo cervejeiro no Brasil foi a marca Ritter, por Georg Heinrich, em 1846 onde instalou uma pequena linha de produção de cerveja na região de Nova Petrópolis - RS, a partir daí muitas outras aproveitaram o caminho e começaram a surgir várias outras marcas de cerveja por todo oBrasil.

Uma delas é a cerveja CERPA – Cervejaria Paraense S.A, fundada em 1963, e é um projeto incentivado pela SUDAM – Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Já em 1966, iniciou sua produção, primeiramente fabricando cerveja clara, passando depois a produzir chopp em barril.
Suas instalações situam-se no KM 07 da Rodovia Arthur Bernardes, 7699 – Bairro Tapanã, as margens daBaía do Guajará, em Belém-PA. Uma área de 160.000 m2, com 35.000 m2 de área coberta, em um espaço verde muito bem preservado. Sendo a diretoria constituída pelo casal alemão Konrad Karl Seibel e Helga Irmengard Jutta Seibel, que residem na Alemanha.


A empresa produz em média 1.200.000hl (hectolitros) de cerveja, utilizando equipamentos de última geração importados da Alemanha. Grandesinovações e instalações de tanques, frota de distribuição, estrutura organizacional e muito profissionalismo (Anexo 1).


A empresa genuimamente Paraense, por muitos anos foi líder de mercado no estado. Com 75% de venda, a empresa realmente não abria brechas para a concorrência.


Mas por motivos particulares e familiares a empresa começou a despencar, perdendo sua liderança, paraas concorretes Brahma e Antarctica.


Em 1996, procurando diferenciar-se das suas rivais pela qualidade do produto e inovação, a Cerpa apresentou a Draft Beer. Um grande sucesso do público cervejeiro. Depois de utilizar por alguns meses apenas garrafas de vidro de 600 mililitros e Long Necks, a empresa resolveu envasar sua cerveja em latas de alumínio devido às vantagens proporcionadaspor ela, como a sua praticidade. (Anexo 2).


Atualmente a CERPA tem como seus produtos de grande circulação e aceitação no mercado nacional a Cerpa Export cerveja do tipo Pilsen, a Cerpa Draft Beer do tipo Pilsen mais leve para ser parecida com o chope e a Cerpa Gold, cerveja tipo Lager Pilsen.


O lançamento da Cerpa Gold é uma espécie de reestréia no segmento premium depois quea Cerpinha desapareceu do mercado. O “ouro paraense”, agora pode ser comprado em embalagem longneck com um rótulo totalmente redesenhado e “gold” escrito em dourado com letras imponentes.


Para o setor de publicidade e propaganda, muito foi se falado, pois esse foi o melhor lançamento de um produto paraense em anos. Criatividade, conceito, oportunismo, planejamento e outros que...
tracking img