Cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O Cerrado é um ecossistema presente nos estados centrais do país e já foi considerado uma área de vegetação pobre, em razão de seu aspecto ressequido, mas hoje se sabe que possui grande riqueza de fauna e flora. Em conseqüência da agricultura e pecuária, a área de cerrado está bastante reduzida.
A vegetação é composta predominantemente de arbustos e pequenas árvores retorcidas ede folhas grossas além de espécies rasteiras. Conforme o grau de umidade de determinada área, o aspecto da vegetação é diferente. Nos lugares mais secos, as plantas têm raízes mais profundas – com as quais obtém água dos lençóis freáticos* – e desenvolvem-se os chamados campos limpos, vegetação rasteira composta principalmente de gramíneas.
A fauna é abundante e diversificada: ema, seriema,carcará, tucano, mamíferos como tamanduá, tatu, veado-campeiro e anta, entre muitos outros. São comuns, também, os cupinzeiros.
A vocação econômica do cerrado é variável. Em algumas regiões, como nos campos, a atividade pecuária é mais apropriada; em outras, a agricultura permite maiores rendimentos. Em geral, o solo tem aproveitamento agrícola, mas o uso indiscriminado de fertilizantes contamina aterra e os rios da região, pois os produtos tóxicos são levados pela água das chuvas. Além disso, a compactação do solo pelas máquinas pesadas tem sido desastrosa, pois reduz a infiltração das águas, criando uma camada impermeável e seca.
A reserva mais importante do cerrado é o Parque Nacional das Emas, em Mato Grosso do Sul. Tal como ocorre em outras reservas nacionais, sua infra-estrutura éinsuficiente para combater as agressões ao ecossistema. As fazendas vizinhas contaminam os rios com agrotóxicos e é difícil evitar os incêndios, muitas vezes, criminosos.

* vide glossário
2. Desenvolvimento

Cerrado é o nome regional dado às savanas* brasileiras. O cerrado é uma formação vegetal típica do clima tropical continental predominante na região do Centro-Oeste, do solo pobre e daação do homem, que desde os tempos anteriores ao descobrimento do Brasil vem queimando a vegetação original.
O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milhões de pessoas. Essa população é majoritariamente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habitação e poluição, entre outros. A atividade garimpeira,por exemplo, intensa na região, contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boaparte do cerrado. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas.

Área total:
aproximadamente: 2.100.000 km2
com ação antrópica: 700.000 km2

3. Distribuição do cerrado

O cerrado é a segunda maior região biogeográfica do Brasil, se estende por 25% do território nacional, cerca de 200 milhões de hectares (4), englobando 12 estados. Sua área "core", ou nuclear, ocupa toda aárea do Brasil central, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, a região sul de Mato Grosso, o oeste e norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e o Distrito Federal.
Aparece em trechos do interior de São Paulo e em grandes extensões de Minas Gerais, onde o clima, além de ser menos quente (de altitude), apresenta características continentais. Como ocorre com a Mata Atlântica, ocerrado é destruído em Minas Gerais para a obtenção de carvão mineral.
Prolongações da área "core" do cerrado, denominadas áreas marginais, estendem-se, em direção ao norte do país, alcançando a região centro-sul do Maranhão e norte do Piauí, para oeste, até Rondônia, existem ainda fragmentos desta vegetação, formando as áreas disjuntas do cerrado, que ocupam 1/5 do estado de São Paulo,...
tracking img