Cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Bioma Cerrado
Brasil
SBPC : O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte de Goiás (97%), de Tocantins (91%), do Maranhão (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), além de cobrir áreas menores de outros seis Estados. É no Cerrado que está a nascente das três maioresbacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas
extensão aproximada: 2.036.448 quilômetros quadrados

É a savana brasileira. Possui solo pobre em nutrientes e vegetação normalmente baixa, com plantas esparsas de aparência seca. Duasestações bem marcadas caracterizam o cerrado: inverno seco e verão chuvoso. Neste ambiente vivem muitas espécies da fauna, inclusive bichos ameaçados de extinção. E o bioma ainda guarda outras surpresas: bacias hidrográficas e chapadões, relevo característico da região central do Brasil.
Fauna

Tamaduá-bandeira. Foto: Malene Thyssen. Wikipedia
De acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro de MeioAmbiente e dos Recursos Naturais Renováveis), na região do cerrado podem ser encontradas 67 espécies de mamíferos, 837 de aves, 120 de répteis e 150 de anfíbios. Para termos uma ideia dos mamíferos que por lá vivem, podemos citar o macaco-prego, o sagui, o rato do mato, a anta, a capivara, o veado campeiro e a onça-pintada. Falando dos mamíferos ameaçados de extinção, podemos citar otamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará.
Voando pelo céu do cerrado estão papagaios, urubus, gaviões e sabiás. São moradoras de lá também siriemas, gralhas e codornas.
Entre os répteis característicos deste bioma estão a jararaca, a cascavel, a sucuri e também cágados, jabutis e lagartos.
E não podemos esquecer de outros importantes habitantes deste grande ecossistema: os cupins, as formigas, asabelhas e os gafanhotos. Cupins, por exemplo, são garantia de alimento para tamanduás e tatus. As abelhas, por sua vez, exercem um papel fundamental na polinização das flores.

Lobo guará. Foto: Wikipedia
Fontes de informação:
IB/USP
Ibama
MRE
LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje - Vol 3. São Paulo: ed. Ática, 1998.
Consultoria: Vânia Rocha, bióloga / Museu da Vida(Fiocruz). 

Em 1993, segundo dados do IBGE, o bioma Cerrado representava 33% da biodiversidade do Brasil.
Durante o último período glacial, entre 12 e 20 mil anos atrás, mamíferos como Eremotherium laurillardi(um tipo de preguiça-gigante) ou Haplophorus euphractus (um grande tatu) ou aindaToxodon platensis (um animal assemelhado ao rinoceronte) (Fig. 3), desapareceram no Brasil. Hoje, o maiormamífero encontrado é a anta (Tapirus terrestris) que não é restrita a esse bioma.

Fig. 3. Representantes da megafauna, extintos no último período glacial. As espécies apresentadas são: (A) Eremotherium laurillardi, (B) Haplophorus euphractus e (C)Taxodon platensis.
Fonte: Cartele (1994)

Em 10/09/2012 o JORNAL DO SENADO publicou que abriga 5% das espécies animais e vegetais do mundo
Deacordo com o IBAMA, o Cerrado é o segundo colocado na lista dos biomas cuja biodiversidade está ameaçada de extinção, perdendo apenas para a Mata Atlântica. As maiores agressões a esse bioma se iniciaram na década de 60 do século passado, com a construção de Brasília e a ocupação da Região Centro-Oeste do País, que provocaram e impulsionaram o desenvolvimento da agropecuária e o desmatamento, açõesque devastaram grande parte do Cerrado.
De acordo com Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra). A erosão causada pela atividade mineradora tem sido tão intensa que, em alguns casos, chegou até mesmo a impossibilitar a própria extração do ouro rio...
tracking img