Centro pop de caruaru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAVIP - FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA






ALUNAS: WANDA GONÇALVES DA SILVA / ZORAIA ZAÍRA DE LIMA
PSICOLOGIA – 8º PERÍODO











RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO I



























CARUARU, 2012.2

ALUNAS: ZORAIA ZAÍRA DE LIMA / WANDA GONÇALVES DA SILVA

PSICOLOGIA – 8º PERÍODO















RELATÓRIO DE ESTÁGIOBÁSICO I
















Trabalho apresentado para ao professor Gabriel Pereira da disciplina: Estágio Básico I:
Psicologia Social. Como avaliação da Unidade II.










CARUARU, 2012.2
INTRODUÇÃO

O nosso estágio básico foi realizado no CENTRO POP. Através desta experiência em campo tivemos a oportunidade de desmistificar como é a atuação do psicólogo naárea social.
A atuação do mesmo é realizada no âmbito da Assistência, ou seja, não e realizada escuta clínica individual, o sujeito deve ser visto de forma biopsicossocial.
Este estágio esclareceu pontos de extrema importância sobre as Políticas de Proteção e Assistência Social e como elas devem chegar à população carente e em situação de rua, tantos dos serviços ofertados como também deinformação e direitos assegurados por lei destinada a estas pessoas.

NO CENTRO POP:

E oferecido um serviço especializado para pessoas em situação de rua onde elas residem e sobrevivem.
Tendo a finalidade de assegurar acompanhamento especializado e psicossocial com atividades focadas no desenvolvimento da sociabilidade, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais efamiliares, tentando assim fazer com que o usuário consiga construir novos projetos e trajetórias de vida para os mesmos, para que assim de maneira gradativa ele consiga por si só sair dessa situação em que se encontram.
Esses serviços devem proporcionar vivências que favoreçam a autonomia dessas pessoas estimulando assim a participação social desses usuários. Nesse sentido, o serviço deveproporcionar um espaço de atividades que promovam e ao mesmo tempo estimule o convívio grupal e social desenvolvendo assim a solidariedade, afetividade e o respeito.
“Este serviço e de grande importância par inserção dessas pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”.
O Serviço deve dispor de registros próprios dos dados de pessoas em situação de rua, permitindo uma possívellocalização da família, parentes e pessoas de referência, assim como um melhor desenvolvimento do trabalho social.
Quando necessário este Serviço deverá promover também o acesso à documentação pessoal.
O CENTRO POP oferecer um serviço especifico para pessoas em situação de rua, através do SUAS. “De acordo com o Decreto Nº 7.053/2009 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais,constitui-se em uma unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. Diferentemente do CREAS, que atua com diversos públicos e oferta, obrigatoriamente, o PAEFI, o Centro POP volta-se, especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua, devendo ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.Conforme avaliação e planejamento prévio da gestão local, o Centro POP poderá também ofertar o Serviço Especializado em Abordagem Social, desde que esta oferta não incorra em prejuízos ao desenvolvimento do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e, ao mesmo tempo, seja, no contexto local, a Unidade mais adequada para se responsabilizar pela abordagem social nos espaços públicos.” (05 -Caderno Centro Pop.indd 41,42 - 29/11/2011 14:20:33).

A EQUIPE DO CENTRO POP É COMPOSTA POR:

→Coordenador; assistente social; psicólogos; pedagogos; educadores sociais; técnicos de abordagem; auxiliares administrativos; porteiro; copeiros; serviços gerais e vigilantes.

ENTRE OS SERVIÇOS OFERTADOS PELO CENTRO POP E O ALBERGUE MUNICIPAL ESTÃO:

→Acolhida; atendimento psicossocial;...
tracking img