Central de material esterilizado (CME) é onde é realizado o preparo do material estéreo para ser utilizado em todo hospital, além disso, dá ao paciente um atendimento com segurança e contribui com aassistência de qualidade do hospital. Dividido em: recepção, limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais esterilizados utilizados pela equipe de saúde no atendimento aopaciente.
Alguns estabelecimentos de saúde preparam e acondicionam os materiais de forma descentralizada, outros, centralizam todo o seu material para preparo na Central de Material, que é o método maisusado e proporciona mais qualidade e economia pessoal, material e de tempo. Outro método é a terceirização da esterilização de materiais, por óxido de etileno.
A CME deve ter sua estrutura físicaprojetada para um bom fluxo e distribuição do material sem riscos de cruzamento de material limpo com contaminado para proporcionar condições adequadas de trabalho à equipe de saúde, diminuindo o riscode preparo inadequado do material. É importante que o piso e as paredes sejam de cor clara, para facilitar o trabalho da equipe de saúde. Em relação a localização, a CME deve estar localizada próximaàs unidades que mais utilizam os matérias, como centro cirúrgico. Toda projeção visa diminuir os riscos de infecção, para um melhor atendimento e tempo de internação. Hoje, os materiais estão sendosubstituídos por matérias descartáveis, que dão maior segurança e conforto ao paciente e ao profissional.
Os materiais de várias unidades vão para o CME pela recepção, os materiais recebidos sãoanotados em um caderno ou ficha de controle pertinente a cada unidade. Os limpos são encaminhados para o acondicionamento, os sujos são encaminhados para o expurgo onde serão lavados na técnica corretapara que possa ser feito o processo de esterilização com sucesso, a lavagem incorreta de algum material ocasiona risco ao paciente, pois continuará contaminado.
No expurgo é indispensável o uso de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Central-De-Material-Esterilizado/32250304.html

MLA

"CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO" TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Central-De-Material-Esterilizado/32250304.html>.

MLA 7

"CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Central-De-Material-Esterilizado/32250304.html>.

CHICAGO

"CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Central-De-Material-Esterilizado/32250304.html.