CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Central de material esterilizado (CME) é onde é realizado o preparo do material estéreo para ser utilizado em todo hospital, além disso, dá ao paciente um atendimento com segurança e contribui com a assistência de qualidade do hospital. Dividido em: recepção, limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais esterilizados utilizados pela equipe de saúde no atendimento aopaciente.
Alguns estabelecimentos de saúde preparam e acondicionam os materiais de forma descentralizada, outros, centralizam todo o seu material para preparo na Central de Material, que é o método mais usado e proporciona mais qualidade e economia pessoal, material e de tempo. Outro método é a terceirização da esterilização de materiais, por óxido de etileno.
A CME deve ter sua estrutura físicaprojetada para um bom fluxo e distribuição do material sem riscos de cruzamento de material limpo com contaminado para proporcionar condições adequadas de trabalho à equipe de saúde, diminuindo o risco de preparo inadequado do material. É importante que o piso e as paredes sejam de cor clara, para facilitar o trabalho da equipe de saúde. Em relação a localização, a CME deve estar localizada próximaàs unidades que mais utilizam os matérias, como centro cirúrgico. Toda projeção visa diminuir os riscos de infecção, para um melhor atendimento e tempo de internação. Hoje, os materiais estão sendo substituídos por matérias descartáveis, que dão maior segurança e conforto ao paciente e ao profissional.
Os materiais de várias unidades vão para o CME pela recepção, os materiais recebidos sãoanotados em um caderno ou ficha de controle pertinente a cada unidade. Os limpos são encaminhados para o acondicionamento, os sujos são encaminhados para o expurgo onde serão lavados na técnica correta para que possa ser feito o processo de esterilização com sucesso, a lavagem incorreta de algum material ocasiona risco ao paciente, pois continuará contaminado.
No expurgo é indispensável o uso de EPI,como luvas grossas de cano longo, óculos de proteção, máscara e avental impermeável longo, proteger os sapatos com uma capa ou usar botas de borracha, tudo para evitar a contaminação do profissional.
Já na área de preparo do material, deve ser feito a inspeção dos materiais, verificar se estão danificados, sujos, para uma substituição futura, bem como o acondicionamento e identificação dospacotes, caixas e bandejas. Devem usar gorro ou touca descartável e manusear os materiais com mãos limpas. Os materiais são agrupados por tipo de material: vidros, tecido, instrumental e borrachas. Os aventais, capotes, campos cirúrgicos e fenestrados, são inspecionados e depois dobrados na técnica. Em relação aos pacotes, devem ser envolver todo material, sem deixa-lo frouxo para que depois não secontamine. O peso do pacote deve ter em torno de 5 quilos e seu tamanho não deve passar de 50x30x30cm.
Os instrumentais cirúrgicos, após verificação de sua limpeza, conservação e funcionamento, serão acondicionados em caixa metálica perfurada ou bandeja de aço inoxidável, empacotada em campo de algodão. As tesouras e pinças mais delicadas, devem ser protegidas com gaze ou compressa pequena e postasna parte superior da caixa ou bandeja. Por sua vez, as agulhas, porta-agulhas, pinças de campo e pinças para antissepsia devem ser organizadas de acordo com o tipo de cirurgia.
As agulhas metálicas, são acondicionadas em tubo de ensaio com uma bola de algodão no fundo, para proteger suas pontas e outra na boca do tubo para fecha-lo. Os materiais de borracha e cânulas siliconadas de baixa pressãosão acondicionados individualmente em envelope de poliamida ou papel grau cirúrgico. As extensões de borracha devem estar enroladas e presas com uma tira de gaze, e acondicionadas em campo de algodão ou em envelope de poliamida ou papel grau cirúrgico. Em algumas instituições, os materiais de corte e as agulhas são acondicionados separadamente em bandeja ou caixa.
Ao empacotar os materiais, é...
tracking img