Central de material esterilizado (cme)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Central de material esterilizado (CME)
A Central de material esterilizado (CME) – é a unidade destinada à recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento de saúde. Pode se localizar dentro ou fora da edificação usuária dos materiais.
* DESCRIÇÃO DAS ÁREAS
Recepção e Expurgo:Local destinado à recepção, desinfecção, lavagem e separação de materiais:

- 0,08 m2 por leito, com área mínima de 8,0 m2;
- lavagem e preparo de luvas: 7,0 m2;
- recepção de roupa limpa: 4,0 m2
Mesa de Inox
Bancada
Baldes c/ pedal
Balcão c/ pia
Área de lavagem de material
Balcão c/ pia
Balde c/ pedal
Hamper
Mesa auxiliar
Bancada

* Área de recepção, separação e descontaminação demateriais.
É nessa área que está centralizada grande quantidade de artigos sujos com sangue, secreção e excreção.
Esta área deve dispor de pias próprias, com cubas fundas para evitar respingos no trabalhador e em número suficiente para atender a demanda de materiais sujos a serem lavadas, torneiras com disponibilidade de água quente e fria, adaptadas para possibilitar a limpeza de tubulações eartigos com lúmen e balcões em aço inoxidável, para propiciar facilidade de limpeza, onde os materiais são depositados para posterior secagem e separação.
É recomendado o uso de equipamentos para a lavagem de artigos, pois efetuam a limpeza e a descontaminação, simultaneamente, substituindo vantajosamente a limpeza manual, pelos riscos ocupacionais que esta oferece tanto os biológicos, pelocontato com os artigos contaminados, como os mecânicos, pelo risco de corte e perfuração na manipulação de objetos perfuro-cortante.
Esta área deve contar ainda com suporte de hamper, recipiente para lixo, recipientes para a colocação de artigos em soluções detergentes ou germicidas, suportes que favoreçam a secagem de sondas e tubulações, escovas e esponjas para a limpeza, sabões, detergentes,desinfetantes e compressas ou toalhas macias para a secagem dos materiais.
Por ser um local onde se manipulam muitos materiais sujos e há grande disseminação de microrganismos, é indicado que no expurgo haja ar condicionado com pressão negativa, de forma a evitar a sua propagação para as áreas e corredores adjacentes.
* Área de Preparo:
Local destinado a revisar, selecionar, preparar, acondicionar,identificar e datar o material a ser esterilizado.
- preparo de materiais e roupas: 0,25 m2 por leito, com no mínimo 12,0 m2;

Mesa de Inox
Bancada
Estante modulada
Balde c/ pedal
Balde c/ pedal
Pia de escovação
Carro p/ transporte
Área de recepção de roupa limpa
Suporte de cestos
Cesto de lixo
Balde c/ pedal
Mesa de Inox
Mesa auxiliar
Microcomputador
Impressora
Visualizador deR-x

A Área de preparo
Esta Área se divide em várias seções, de acordo com o artigo a ser preparado: roupas, vidraria, material inoxidável, instrumental cirúrgico, borracha e alguns Materiais especiais, como por exemplo, gaze vaselinada, cadarços, drenos de Penrose e outros.
Além dos materiais que estão sendo preparados, encontram-se também os que aguardam esterilização, devidamente embaladose identificados, geralmente contidos em cestos aramados.
Devem constar deste local, carros para o transporte de materiais, armários e prateleiras para a guarda de embalagens e materiais de reserva, bancadas, mesas espaçosas que facilitem a abertura dos campos para a inspeção rigorosa e a dobradura dos mesmos, escadas, cadeiras, cestos aramados com os respectivos suportes, equipamentos paratermo-selagem das embalagens, suporte e hamper e recipiente para lixo.
É necessário ressaltar a importância da adequação das mesas, bancadas e cadeiras, e modo a possibilitar ao trabalhador uma postura correta e confortável durante a jornada de trabalho. Assim, as cadeiras devem ter altura regulável, encosto para as costas e apoio para os pés, sendo totalmente inadequadas as banquetas, encontradas...
tracking img