Censura

Páginas: 6 (1370 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014


Trabalho

De
filosofia







O propósito do trabalho é evidenciar uma situação de liberdade e uma de falta de liberdade, no nosso caso faremos da liberdade e da falta de liberdade de expressão.
Supressão de liberdade de expressão

Um dos maiores exemplos de abstinência de liberdade foi a ditadura militar no Brasil em 1964, que privou muitos escritores, músicos,poetas, filósofos de expor suas obras, principalmente as que apresentavam algum tipo de ameaça para o tal regime. A ditadura tentou calar quem tinha algo a falar. Centenas, entre filmes, livros, músicas, peças e outras obras foram censuradas. O jornalista e escritor Zuenir Ventura apurou que, durante os dez anos de vigência do AI-5 (1968-1978), cerca de 500 filmes, 450 peças, 200 livros e mais de500 letras de música sofreram veto. Os critérios eram obscuros: cenas de sexo, palavrões e a sugestão de propaganda política eram as justificativas mais comuns, mas pretextos vagos, como “atentado à moral e aos bons costumes” e “conteúdo subversivo”, também eram usados. O órgão responsável era a Divisão de Censura de Diversões Públicas, que durou até 1988, ano em que a Assembleia NacionalConstituinte pôs fim à censura.
Dentre os muitos casos de repressão, o de Cassandra Rios, destacou-se por ela ser a escritora mais censurada do Brasil. Cassandra Rios, pseudônimo de Odete Rios foi uma escritora brasileira de ficção, mistério e principalmente homossexualidade feminina e erotismo, sendo uma das primeiras escritoras a tratar do tema. Tornou-se em 1970 a primeira escritora brasileira a atingira marca de 1 milhão de exemplares vendidos, sendo que 36 dessas obras foram censuradas durante a Ditadura militar. Os censores alegavam “temas atentatórios à moralidade pública” para vetar livros apimentados, como “O Prazer de Pecar”. Em 1986 foi convidada a se candidatar a deputada pelo PDT durante um programa de rádio, enquanto entrevistava Adhemar de Barros, porém não se elegeu. Em 2012estreou o documentário Cassandra Rios: a safo das perdizes, direção da Hanna Korich, o filme traz depoimentos de pessoas que participaram da vida da autora de alguma forma, como a sobrinha Liz Rios, a atriz Nicole Puzzi, a escritora Lucia Facco, o editor Maxim Behar, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, Dr. Martim Sampaio, entre outras personalidades. Nicole puzzi estrelou em doislongas-metragens extraídos de livros de Cassandra, Ariella(1980) e Tessa, a gata (1982). Homossexual, Cassandra chegou a ser condenada à prisão.
Somos contrários á censura, pois é impossível fazer uma censura politica adequada, satisfatória e aceitável. Entretanto deveria haver uma censura atualizada de diversões publicas, principalmente quando se fala em televisão. Porque a televisão, no Brasil,está se transformando, sobretudo através da telenovela, em um fator de destruição da família brasileira.

“Então, não tenho capacidade para ser escritora?” Cassandra Rios faleceu no Hospital Santa Helena em São Paulo, aos 69 anos, vítima de câncer, em 08/03/2002.
Matéria sobre Cassandra rios retirada de http://mundoestranho.abril.com.br/

Liberdade de expressão
Pra introduzirmos a reportagem,deixaremos bem claro o conceito de “liberdade de expressão” que consiste na liberdade para transmitir informações e ideias por quaisquer meios independentemente de fronteiras (artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).
A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam oconteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes e até contrárias.
Diferentemente da ditadura militar, no governo atual do Brasil que é a democracia, é permitido expor qualquer opinião sobre a atuação dos governantes. Como por exemplo, o artigo de Reinaldo Azevedo: “Ruim para o Brasil é quando o PMDB...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • censura
  • Censura
  • Censura
  • Censura
  • Censura
  • Censura
  • censura
  • Censura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!