Celulose papel e reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indrodução

Celulose

A celulose (figura 1) é um polímero de cadeia longa (polissacarídeo) composto de um monômero de glicose, cuja fórmula molecular é (C6H10O5)n, apresentando cadeias lineares e fibras alongadas, responsáveis por dar-lhe características como a rigidez e a resistência. É a substância orgânica mais abundante na natureza por ser um dos principais constituintes das paredescelulares das plantas. [Shreve, 2008]
É insolúvel em água, solventes orgânicos neutros e soluções de álcalis e se dissolve em ácidos minerais concentrados, alguns hidróxidos e soluções salinas. Os únicos organismos que conseguem decompor a celulose são algumas bactérias e os micro-organismos que habitam o aparelho digestivo dos ruminantes. As enzimas responsáveis por decompor a celulose são ascelulases.
Figura 1.0 – Ilustração de celulose esbranquiçada.

Existem dois tipos de celulose, com diferentes características físicas e químicas, que são utilizados na produção de papel: a celulose de fibra longa e a celulose de fibra curta.

Celulose de fibra longa: originária de espécies coníferas como o pinheiro (Pinus), possuem comprimento que varia de 2 a 5 milímetros. Utilizada para afabricação de papéis que demandam mais resistência, como os de embalagens, papel cartão (nas camadas mais internas) e papel jornal.
Celulose de fibra curta: extraída principalmente do eucalipto, varia entre 0,5 a 2 milímetros de comprimento. São as fibras ideais para a produção de papéis de imprimir e de escrever e os utilizados para fins sanitários (papel higiênico, toalhas de papel,guardanapos), além de papéis especiais. Possuem menor resistência que os de fibra longa, mas têm alta maciez e boa absorção.
A celulose, além de ser utilizada na indústria de papel e para a extração de fibras artificiais, também é utilizada para a fabricação de vernizes, explosivos e celuloide (utilizado para fins de suporte a filmes fotográficos e cinematográficos).
No Brasil, as principais fontes demadeira utilizadas para a produção de celulose são as florestas plantadas de pinheiro e de eucalipto, responsáveis por mais de 98% do volume produzido. Outras plantas das quais a celulose também pode ser obtida são: o bambu, o babaçu, o sisal, a cana-de-açúcar (bagaço) e o algodão, além de algumas fibras têxteis.
Para se obter a celulose como matéria-prima deve-se cultivar florestas plantadas eapós o crescimento, realizar a colheita. A madeira extraída deve ser descascada e picada em cavacos (pequenos pedaços), que são selecionados para remoção de lascas e serragens e então submetidos a processos mecânicos e químicos para a produção da celulose. Na primeira etapa do processo, os cavacos são submetidos a um cozimento, em um equipamento chamado digestor, juntamente com água e produtosquímicos, submetidos à alta pressão e uma temperatura na faixa de 150ºC para que as fibras de celulose sejam separadas da lignina, substância que une estas fibras e aumentam a rigidez da parede celular vegetal, que após a separação das fibras passa por um processo de geração energia e de recuperação dos reagentes químicos usados no cozimento.
Depois da separação, as fibras de celulose formam uma pastamarrom que na segunda etapa do processo passa por uma série de processos e reações químicas, em que a polpa de celulose é depurada, lavada e branqueada até que o alvejamento desejado seja atingido.
Após estas duas etapas, a celulose pode seguir por dois caminhos distintos: ser bombeada para uma máquina de papel (processo que ocorre em fábricas integradas de papel e celulose) ou passar por umprocesso de secagem e então ser estocada em fardos para ser comercializada para fábricas produtoras de papel.

Papel

O papel é um dos produtos mais consumidos no mundo e sua história está vinculada à história das grandes civilizações e culturas. Foi através dele que se tornou possível a disseminação do conhecimento, a educação o acesso à informação a uma grande massa populacional. É um...
tracking img