Celulite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O QUE É A DOENÇA

Celulite é o nome popular dado a alteração cutânea chamada de Lipodistrofia Ginóide. É uma alteração do tecido adiposo, no qual causa irregularidades na superfície da pele, fazendo com que fique com desníveis, rugosidades ou nódulos. Para entendermos melhor esse mecanismo, vamos ver como funciona isso dentro do nosso corpo.
Para conhecermos o processo de formação dacelulite precisamos ser apresentados ao lipócito, que é a célula de gordura, dentro desses lipócitos existem vacúolos que armazenam gordura, ou seja, são quem recebe o excesso de gordura da alimentação. Essa gordura armazenada é usada como “combustível” pelo nosso organismo. Quando nós armazenamos mais gorduras do que o necessário para o funcionamento do nosso organismo, esse excesso de gordura ficaacumulado dentro do lipócito e vai aumentando de tamanho, conforme o aumento do depósito de gordura, que ocorre proveniente da nossa alimentação. O tecido gorduroso que fica embaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos e aumentado comprime os vasos linfáticos e sanguíneos gerando um acúmulo de líquidos e com isso diminuindo a circulação local, levando menos nutrientes e oxigênio paraos tecidos causando um edema dando mais volume no tecido, alterando os tecidos elásticos como elastina e colágeno piorando o processo de celulite. A quantidade de lipócitos é menor nas pessoas com tendência a serem magras, e maiores nas pessoas com tendência a serem obesas (ver figura. abaixo).

Com celulite Sem celulite
O hormônio feminino dirigemais gordura para algumas regiões no corpo da mulher, e alteram a parede das micro veias, piorando as condições circulatórias, e se não tratado tende a se agravar. No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de lipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e nos homens são mais raros. Nas mulheres as fibras são finas eperpendiculares à pele, ligando a pele ao tecido muscular mais profundo. Nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma inclinada e cruzada quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher, este tecido se expande em direção à pele e no homem às fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em direção à profundidade, não aparecendo assim àsirregularidades da celulite (veja fig. abaixo).
Homens Mulheres

A doença se manifesta como um processo inflamatório que atinge a camada de gordura abaixo da nossa pele, afetando a circulação de micronutrientes entre as células e a liberação de toxinas provenientes do metabolismo. Externamente ela assemelha-se com uma "casca de laranja".





2 -SINTOMAS E CAUSAS

Os sintomas consideráveis é o de ordem psicológica e estética, principalmente nas mulheres quando adquirem aumento de peso que proporciona a celulite e que pode causar em alguns casos depressão, baixo estima e até mesmo isolamento do convívio social, dependendo do estágio que se encontra a doença. A celulite pode se localizar em várias regiões do corpo. Existe uma predileçãopela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a parte posterior e lateral dos braços e a face interna dos joelhos. Mas em pessoas predispostas, pode atingir até mesmo os tornozelos (ver figura abaixo).



2.1 - A celulite está relacionada a fatores como:

Hereditariedade:
Existe uma predisposição genética que influência diretamente noaparecimento de celulite, isso se dá devido à composição corporal, fator hormonal e até mesmo hábitos alimentares. Vários fatores contribuem para a formação da celulite, entre eles: gênero, raça, biótipo, distribuição da gordura no organismo e predisposição para insuficiência linfática ou vascular. Mulheres da raça branca têm menos colágeno, o que facilita a herniação da gordura e aparecimento de...
tracking img