Celulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
objetivo deste experimento foi quantificar o íon Fe2+ em antianêmico comercializado. A amostra foi analisada pela técnica de espectrometria de absorção molecular na região do visível do espectro e a padronização externa foi o método de calibração adotado para a quantificação de ferro, visto que um padrão externo foi preparado separadamente da amostra. Para evitar a interferência do ferro (I) egarantir o pH adequado adicionou-se a amostra e às soluções padrão, solução de hidroxilamina 5% e acetato de sódio, respectivamente. O indicador 1,10 fenantrolina também foi adicionada às soluções para formar o complexo de cor detectável e por isso determinou o comprimento de onda em que a análise foi realizada. O resultado de concentração de Fe2+ encontrado está de acordo com a indicação na caixado medicamento.

1 - INTRODUÇÃO
onde: é absortividade da amostra;

A espectrofotometria é uma técnica muito empregada para análises quantitativas em química analítica. Este fato pode ser explicado pelo baixo custo e pela praticidade da técnica quando comparada a outras. Quando um composto é analisado por espectrofotometria ele absorve luz, essa absorção é o que irá determinar sua concentração,pois a absorbância medida é diretamente proporcional a concentração. Assim, de acordo com a lei de Beer, que é a base matemática para medidas de radiação 1,2: (1) b é o caminho óptico percorrido; c é a concentração da amostra. A absorção molecular pode ser realizada na região do visível, infravermelho e ultravioleta. As análises na região do visível são chamadas colorimétricas, isto porque quandoa luz é transmitida através do composto a porção que é absorvida é característica de sua cor. Quando o composto não possui cor suficiente para ser distinguível de outras substâncias é necessária a ocorrência de uma reação química com um reagente seletivo, para formação de um complexo intensamente colorido 2,3.

No experimento realizado, determinou-se a concentração de ferro (I) em amostra demedicamento contra a anemia, através da espectrofotometria de absorção molecular na região do visível. Utilizou-se solução de 1,10-fenantrolina para formar um complexo colorido estável com o ferro e assim realizar a leitura. Para evitar a interferência do ferro (I) e garantir o pH adequado adicionou-se também a amostra solução de hidroxilamina 5% e acetato de sódio, respectivo. As duas substânciastambém foram colocadas no branco. A padronização externa foi o método de calibração adotado para a quantificação de ferro.

2 - OBJETIVOS

Determinar a concentração de Fe(I) em antianêmicos por espectrometria de absorção molecular na região visível do espectro.

3 - MATERIAIS E MÉTODOS 3.1 - MATERIAIS 3.1.1 - Materiais e reagentes: - Balões volumétricos de 50, 100, 250 e 500 mL

- Pipetasvolumétricas de 1,0 e 10,0 mL

- Ácido sulfúrico concentrado (Neon comercial LTDA). 95% a 98% P.A

- Ácido nítrico concentrado (Impex) 65% P.A.

- Acetato de sódio (Proquímios) P.A.

- Sulfato ferroso amoniacal (Proquímios) P.A. – ([Fe(NH4)2(SO4)2].6H2O)

- Cloridrato de hidroxilamina (Proquímios) P.A. (NH2OH.HCl)

- 1,10-fenantrolina (Vetec química fina) P.A.

- xarope antianêmico(Sulferbel 25 mg de sulfato ferroso/mL – BELFAR)

3.1.2 - Instrumentos:

Balança analítica Espectrômetro de absorção molecular no UV/VIS. (Bioespectro- Modelo: FT – 220)

3.2 - MÉTODOS 3.2.1 - Preparo dos reagentes

Preparou-se uma solução padrão de Fe2+. Para tanto, pesou-se exatamente 0,7065 g de sulfato ferroso amoniacal padrão primário [Fe(NH4)2(SO4)2].6H2O e transferiu-sequantitativamente para um balão volumétrico de 500 mL. Acidificou-se com gotas de ácido sulfúrico concentrado, dissolveu-se e completou-se o volume com água deionizada.

Logo após preparou-se a solução padrão diluída de Fe2+, onde 10mL de solução padrão de Fe2+ foram pipetados em um balão volumétrico de 100 mL e completando-se o volume com água deionizada.

As soluções de cloridrato de hidroxilamina 5%...
tracking img