Celula do pancreas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O nosso organismo é composto por células, das mais variadas espécies, que juntas, formam os nossos órgãos, que por sua vez constituem o nosso sistema como um todo. Existem as células eucariontes e as procariontes, as eucariontes são as que possuem carioteca (membrana plasmática) que são as plantas, animais e os fungos, já as procariontes são as que não possuem, são as algas azuis e as bactérias.Dentro dessa classificação, há os tipos  de células, vejam alguns presentes no nosso organismo:
Olhos: bastonetes, cones.
Osso: osteoclasto, osteoblasto
Músculo: células de sarcomero, fibroblastos
Cérebro: micróglia, célula dendrítica, neurônio e célula de Schawn.
Sangue: eritrócito, monócito, linfócito T, linfócito B, macrófago, basófilo, trombócito.
Células Procariontes
As célulasprocariontes, conhecidas também como procariotas são extremamente diferentes das células eucariontes, mas ambas são de extrema importância para o organismo. A sua principal característica é a falta de carioteca pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho, acredita-se que isso acontece devido ao fato de não possuírem compartimentos membranosos que são originados pela evaginaçãoou invaginaçao, a este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais.
Células eucariontes
AZ As células eucariontes também conhecidas por eucariotas ou eucélulas, são mais completas que as procariontes, uma grande parte dos animais e plantas que conhecemos possuem essas células, possivelmente as mesmas surgiram de um aperfeiçoamento das células procariontes, mas é impossível avaliar quantotempo elas levaram para chegar a essas melhoras o que se torna mais provável é que tenha demorado milhões de anos.
Existem no nosso corpo cerca de 130 tipos de células, entre as células variantes e as células básicas. Podemos ainda citar as adipócitos, exócrinas e merócrinas, células glandulares endócrinas, mioblasto cardíaco, entre muitas outras.

Célula Completa do Corpo Humano e sua divizão

Ocorpo humano possui aproximadamente 10 trilhões de células responsáveis por vários tecidos dos músculos do nosso corpo.
A membrana plasmática
A membrana plasmática é uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. Mais do que um simples envoltório, essa membrana tem participação marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre acélula e o meio em que ela se encontra.
|   | Muitas substâncias entram e saem das células de forma passiva. Isso significa que tais substâncias se deslocam livremente, sem que a célula precise gastar energia. É o caso do gás oxigênio e do gás carbônico, por exemplo.Outras substâncias entram e saem das células de forma ativa. Nesse caso, a célula gasta energia para promover o transporte delasatravés da membrana plasmática. Nesse transporte há participação de substâncias especiais, chamadas enzimas transportadoras. Nossas células nervosas, por exemplo, absorvem íons de potássio e eliminam íons de sódio por transporte ativo. |
Observe a membrana plasmática. Ela é formada por duas camadas de lipídios e por proteínas de formas diferentes entre as duas camadas de lipídios. Dizemos, assim, que amembrana plasmática tem permeabilidade seletiva, isto é, capacidade de selecionar as substâncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da célula.
O citoplasma
O citoplasma é, geralmente, a maior opção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo.
Ele é constituído por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma. Nohialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. A substância mais abundante no hialoplasma é a água.Vamos, então, estudar algumas das mais importantes organelas encontradas em nossas células: mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos e centríolos. As mitocôndrias...
tracking img