Trabalho de cito histo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I-TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO


1-Cite a origem embriológica do tecido epitelial com exemplos R:O tecido epitelial pode-se originar dos três folhetos embrionários:epitélios de revestimento externos(ex:epiderme,boca,fossas nasais),epitélio de revestimento do tubo digestivo,da árvore respiratória,do fígado e do pâncreas e endotélio(vasos sanguíneos e linfáticos)e mesotélio(ex:revestimentode serosas).
2-Dê outras funções do tecido epitelial de revestimento, citando exemplos R: Ele tem por função envolver e proteger,por exemplo a epiderme que protege os órgãos internos de agentes externos,função de absorção,como é o caso das mucosas e exerça uma importante função secretora.
3-Enumere as características do tecido epitelial de revestimento R:As células são organizadas em camadas quecobrem as superfícies externas,pode ser classificados de acordo com o número de camadas de células e conforme as características morfológicas das células na camada superficial.
4-Com relação à lâmina basal:
a-conceitue R:É uma estrutura acelular que separa o epitélio do conjuntivo.
b-dê os componentes R:É formada por colágeno tipo IV,laminina e proteoglicanas.
c-dê as funções R:Tem papelestrutural(estabiliza a forma do tecido),fixação,barreira seletiva para filtração e divisão.
5-Caracterize os tipos celulares dos epitélios de revestimento R:São células pavimentosas(forma de ladrilho,delgada e núcleo achatado),células cúbicas(núcleo esférico central),células prismáticas(altas,núcleos alongados).
6-Enumere as especializações dos epitélios de revestimento R:Borda estriada(orla emescova),cílios(transporte superficial),esteriocílios(absorção,aumento da superfície de contato),queratina(impermeabilização de superfícies,proteção),célula caliciforme(produz muco para proteção e lubrificação).
7-Quais os critérios básicos para a classificação dos epitélios de revestimento?R: Os critérios são os números de camadas celulares(camada superficial e especialização que apresenta).8-Cite exemplos dos principais tipos de epitélios de revestimento encontrados no corpo R: Pode-se citar o epitélio de revestimento simples ,o epitélio de revestimento pseudo-estratificado e epitélio de revestimento estratificado.
9-Conceitue mucosa R: É um tipo de tecido epitelial de revestimento interno das cavidades úmidas do corpo e de órgãos ocos.
10-Explique como ocorre o suporte, a nutrição e aregeneração dos epitélios de revestimento R: O suporte corre por lâmina própria,que é o conjuntivo que apoia o epitélio,já a nutrição ocorre por vasos sanguíneos da lâmina própria,além disso papilas conjuntivas e cristas epiteliais facilitam a nutrição dos epitélios estratificados e a regeneração ocorre por intermédio da multiplicação e organização das células epiteliais originando-se um tecidoidêntico ao original.

II-TECIDO EPITELIAL GLANDULAR

1-Conceitue glândulas exócrinas, endócrinas, anfícrinas, citando exemplos R:Glândulas exócrinas são aquelas que possuem ducto e adenômero(ex:glândula mamária),as endócrinas não tem ductos(ex:glândula tireoide)e as anfícrinas são aquelas exócrinas e endócrinas ao mesmo tempo(ex:fígado).
2-Faça um desenho esquemático da formação embrionáriadas glândulas exócrinas e endócrinas, mostrando sua origem embriológica.
3-Caracterize os tipos de glândulas endócrinas, citando exemplos.R:Podem ser divididas em dois tipos,no primeiro as células formam cordões anostomosados,entremeados por capilares sanguíneos(ex:adrenal,paratireoide,lóbulo anterior da hipopise),e no segundo as células formam visículas ou folículos preenchidos de materialsecretado(ex:a glândula tireoide).
4-Explique a classificação das glândulas exócrinas quanto aos mecanismos de liberação da secreção, citando exemplos R:Elas são classificadas em holócrina,quando libera a secreção junto com a célula morta,(ex:glândula sebácea),merócrina,quando libera apenas a secreção(ex:parótida)e a apócrina quando libera a secreção juntamente com o citoplasma apical da célula...
tracking img