Celso furtado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO II

Após o período de colonização o Brasil passa por algumas transformações, isso no século XVI e XVII, a crescente demanda de produção faz com que seja preciso aumentar a mão de obra, isto é feito através da exploração da mão de obra local (índio). Essa é uma fase muito forte da economia, pois a comercialização de mão de obra passa a ser uma atividade essencial na economia da época(essa foi à primeira atividade econômica estável).

Essa atividade propiciou um rápido desenvolvimento das colônias. Começam a surgir diferentes ofícios, os engenhos passam a ser assalariados. O crescimento da indústria faz com que ela tenha mais gastos monetários em virtude de ter que importar equipamentos, neste momento ocorre um déficit nas exportações. Surge a economia de subsistência(pecuária), pois a economia passa por um fluxo de renda estável.

Este é também um período de transição para a economia do Brasil, é um momento de muita dificuldade para a política da colônia, devido à invasão dos holandeses com isso ocorre à queda da economia açucareira.

"- em minha opinião a economia do Brasil não teria conseguido estruturar os pilares econômicos, sem a contribuição da mão de obraescravista (negro/índio). Lembrando que foi o trabalho deles nas lavouras que sustentaram e enriqueceram os senhores".

CAPÍTULO III

Já no século XVIII, houve um enfoque maior na economia escravista mineira, esta fase marca o desenvolvimento e o povoamento devido a praticas agrícola. A incerteza de lucratividade marcou a economia mineira. Porém nesta época houve um aumento nos preços dosalimentos e também dos animais nas regiões vizinhas, isto beneficiou a mineração. Havia uma precariedade de alimento, fazendo com que fosse preciso se deslocar grandes distâncias para encontrar alimento, era assim também na busca por trabalho. Surge nesta região um sistema de transporte, movimentando o mercado de animais.

Porém a economia pecuarista dependia da açucareira, havia a exportação decouro entre o Rio Grande do sul e o Mato Grosso, essa atividade elevou substancialmente a rentabilidade da atividade pecuarista.

Nesta fase a pecuária e a agricultura são muito fortes e movimentam a economia. Neste período, a exportação do ouro cresceu consideravelmente foi uma época muito lucrativa para a economia mineira, embora tenha uma queda na economia, o que acarretou na diminuição daprodução do ouro, muitas empresas faliram e, já não era possível recorrer à mão de obra escrava. É uma fase de estabilidade econômica.

CAPÍTULO IV

No final do século XVIII, a economia açucareira enfrenta novas dificuldades, o que fez cair os níveis de produção. Porém há um aumento na população, a renda per capita da época era superior a cinquenta dólares comparado a moeda hoje, - tendo uma populaçãolivre de dois milhões de habitantes, o nível de renda mais baixo que o Brasil havia conhecido.

O centro comercial mineiro tem um grande destaque com pecuária (São Paulo e Rio Grande do Sul), contudo o nordeste se destaca na região do Maranhão. Alguns acontecimentos foram decisivos nesta fase: Guerra da Independência dos EUA, Revolução Industrial e, Guerras Napoleônicas. Em meio a esta fasepercebeu-se a necessidade de cultivar arroz e algodão nas colônias inglesas. Mas, com a Guerra, o arroz da Inglaterra foi excluído temporariamente. O que foi muito bom para o Brasil, pois o Maranhão contribuiu para o desenvolvimento e a capitalização do Brasil.

Todos esses acontecimentos contribuíram para a economia açucareira prosperar, devido ao aumento dos preços todos se beneficiam. O Brasilnesta fase luta para sobreviver economicamente agora que não é mais colônia, este é um momento de crise, pois o ouro está em decadência. Foi nesta fase que o tratado de 1810 transformou a Inglaterra em potência, este tratado limitava à autonomia do governo brasileiro no setor econômico. Em 1831 tem-se a ascensão dos senhores da agricultura de exportação.

O Brasil tenta se recuperar dos...
tracking img