Celso Furtado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Celso Furtado nasceu na Paraíba em 1920 e é considerado um dos grandes pensadores e economista brasileiro. Celso estudou direito na universidade do Rio de Janeiro e logo após foi convocado paraservir na guerra, aonde viu uma oportunidade de conhecer mais a Europa. Na frança Celso foi instruído por um amigo a fazer o curso de Economia e assim o fez. Com isso Celso teve uma nova visão sobre opós-guerra, conseguindo ver as maneiras como os países se reconstruíram após a guerra.
Celso era considerado um reformista, tendo sempre acreditado que com uma boa reforma na estrutura o Brasilpoderia ter um melhor desenvolvimento. Seus pensamentos eram diferentes dos outros, pois, ele teorizava sobre o presente e o futuro e não sobre o passado.
Em dada época, o nordeste brasileiro estavaem estado critico devido à seca, foi então que Celso apresentou uma política de desenvolvimento do nordeste para o então presidente Juscelino Kubistchek, que ficou surpreendido pela apresentação eaceitou dizendo que o plano deveria ser posto em pratica imediatamente. O plano econômico desenvolvido apresentava medidas como a paralisação da criação de medidas para acabar com a seca e sim abusca de uma melhor forma de minimizar os seus efeitos e a implantação de indústrias na região, para que a renda pudesse ter uma elevação.
Diferentemente dos outros pensadores da época, CelsoFurtado era um intelectual que fazia parte da política. Na década de 60, alguns anos após ser ministro do planejamento, Furtado têm os seus direitos políticos casados, e vai para o Chile aonde começa osseus anos de exílio, pouco tempo depois vai viver na frança aonde se tornar professor e leciona em várias faculdades europeias.
O Golpe militar acabou por dar uma “freada” no desenvolvimentonacional, que traz consequências até hoje. Furtado acreditava que os fatores culturais também impediam o desenvolvimento do Brasil, além de outros fatores como um forte divida interna e externa....
tracking img