Celso furtado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CELSO FURTADO

Celso Furtado desde sua juventude já tinha conhecido o que era o subdesenvolvimento na região sofrida onde viveu, em Pombal – Paraíba. Formou-se em Direito aos 24 anos no Rio deJaneiro, e tornou-se Doutor de Estado em Economia aos 28 anos em Paris, onde se aprimorou na Economia Política do Subdesenvolvimento. Sua passagem pela comunidade européia contribui para a distinção dodesenvolvimento e subdesenvolvimento, o qual experimentou no nordeste brasileiro. Economista aos 29 anos integrou-se na Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina, e junto a outrosimportantes integrantes (dentre podemos enfatizar o de Prebish), participou essencialmente na formulação de idéias da escola de pensamento econômico da CEPAL. Assim, Celso Furtado assumiria posto de umdos principais teóricos do subdesenvolvimento e de grande pesquisador da História Econômica da América Latina, e do Brasil.
Foi Presidente do Grupo de Estudos Cepal/BNDE, Diretor do BNDE, idealizadore primeiro Superintendente da SUDENE, Ministro do Planejamento do Governo João Goulart, Embaixador do Brasil junto à Comunidade Econômica Européia, Ministro da Cultura no Governo José Sarney. Dentresuas principais obras, destacam-se “Formação Econômica do Brasil” (1959) e “Desenvolvimento e Subdesenvolvimento” (1961); por último “A Fantasia Organizada” (1985), “Brasil: a Construção Interrompida”(1992) e “O Longo Amanhecer” (1999).
Dentre importantes contribuições de Celso Furtado encontramos sua participação na construção da Teoria do Desenvolvimento Econômico e do Subdesenvolvimento. Oconceito de excedente social, foi primordial para o entendimento do desenvolvimento econômico, pois o processo de industrialização é dado como um processo de transformação geral na sociedade. Enfatizoua industrialização não como um processo de expansão quantitativa da economia, mas como um processo de transformação qualitativa da sociedade, tanto em suas forças produtivas, quanto na política e...
tracking img