Celso antunes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Conceitos da Teoria Piagetiana
(esquema, assimilação, acomodação, equilibração; conteúdo, função e estrutura; conhecimentos físico, lógico-matemático e social; continuum do desenvolvimento; fatores do desenvolvimento e desenvolvimento afetivo)
Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total do organismo. Assim sendo, ele considerou o funcionamentointelectual como uma forma especial de atividade biológica. Ambas atividades, intelectual e biológica, são partes do processo global através do qual o organismo adapta-se ao meio e organiza as experiências. Para começar a entender o processo de organização e adaptação intelectual, como visto por Piaget, quatro conceitos cognitivos básicos precisam ser dominados. São eles os conceitos de esquema,assimilação, acomodação e equilibração. Estes conceitos são usados para explicar como e por que o desenvolvimento cognitivo ocorre.
 ESQUEMAS são estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Como estruturas, os esquemas são os correlatos mentais dos mecanismos biológicos de adaptação. O estômago é uma estrutura biológica que os animaisusam com sucesso para se adaptarem ao meio. De modo semelhante, esquemas são estruturas que se adaptam e se modificam com o desenvolvimento mental. Um estômago, como um órgão do corpo, é um objeto real. Esquemas não são objetos reais, mas são vistos como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso. Como tal, os esquemas não têm correlatos físicos e não são observáveis. Podem ser pensadossimplesmente como conceitos ou categorias. Os esquemas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
Nos termos de Piaget, podemos dizer que a criança apresenta um certo número de esquemas. Estes esquemas são análogos aos conceitos, categorias, ou fichas num arquivo. Quando confrontada com um estímulo, a criança tenta "encaixar" o estímulo em um esquema disponível. Exemplo: criança vê uma vaca e achama de cachorro.
Os esquemas são estruturas intelectuais que organizam os eventos como eles são percebidos pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns. No momento do nascimento e durante os primeiros meses, os esquemas são de natureza reflexa. Exemplo: sugar e pegar.
Os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores da criança. Osprocessos responsáveis pela mudança são assimilação e acomodação.
ASSIMILAÇÃO é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes. Pode-se dizer que uma criança tem experiências: vê coisas novas (exemplo: vaca), ou vê coisas velhas de novas formas e ouve coisas. A criança tenta adaptar esses novoseventos ou estímulos nos esquemas que ela possui naquele momento.
Assimilação é um termo que Piaget tomou emprestado da Biologia. Trata-se de um processo análogo ao processo biológico de comer, em que o alimento é ingerido, digerido e  assimilado ou transformado. De forma semelhante, a experiência é assimilada ou processada.
A assimilação ocorre continuamente e afeta o crescimento dos esquemas,porém não os transforma. As transformações dos esquemas se dão pelo processo deacomodação.
ACOMODAÇÃO é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Estas duas ações (criação ou modificação) resultam em uma mudança na estrutura cognitiva (esquemas) ou no seu desenvolvimento.
Quando confrontada com um novo estímulo, a criança tenta assimilá-lo a esquemas já existentes. Algumasvezes isso não é possível. Ocasionalmente, um estímulo pode não ser incorporado ou assimilado, por não contar a estrutura cognitiva com um esquema no qual ele prontamente se encaixe. As características do estímulo não se aproximam daquelas requeridas por qualquer dos esquemas disponíveis da criança. O que faz a criança, então? Essencialmente, ela pode fazer uma das duas coisas: ou criar um novo...
tracking img