Ccq e 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CCQ

Minas Gerais foi um dos estados  pioneiros do movimento do CCQ no Brasil na década de 70.  Em 1981, a AMCCQ – Associação Mineira de Círculos de Controle da Qualidade, atual UBQ, foi criada como resultado dos primeiros trabalhos desenvolvidos pelos  coordenadores da área.
Desde então a UBQ vem construindo um referencial brasileiro nessa área do conhecimento. Sua atuação na difusão dametodologia do CCQ é feita por meio da capacitação de pessoas,  da promoção de eventos de reconhecimento (Convenções) e dos treinamentos práticos e teóricos em diversas empresas.
 
Cada dia mais, as organizações estão conseguindo enxergar o CCQ como uma forte alternativa para o crescimento das pessoas, das empresas e da sociedade.

DEFINIÇÃO DO CCQ
 
Diferente do que muitos acreditam, osCCQ’s não são grupos para solução de problemas, portanto não têm compromisso com resultados, apenas utilizam os problemas mais corriqueiros nas empresas como uma espécie de “laboratório”, onde possam aplicar as técnicas da qualidade e desta forma, capacitar uma quantidade maior possível de pessoas para a aplicação de diversas ferramentas ou atuarem em grupos específicos para a Solução de Problemas.CARACTERÍSTICAS DO CCQ
É uma atividade voltada para o desenvolvimento das pessoas, principalmente na capacidade de controlar a qualidade:
- Os participantes são voluntários;
-Operam por tempo indeterminado;
-O grupo escolhe o líder e secretário;
-O grupo escolhe o tema do trabalho;
-O grupo decide sobre a evolução do trabalho;
- O grupo implanta ou participa da implantação das melhorias;
-O grupo analisa as idéias obtidas;
- Não tem compromisso com resultados.

FUNDAMENTOS DO CCQ
Atender ou até mesmo superar as expectativas do cliente, melhor do que os concorrentes é a condição necessária para que a empresa seja competitiva e líder de mercado, e para isto é fundamental ter qualidade em tudo que todos fazem, e isto depende de três fatores básicos: Querer, Saber e Fazer.

Deum modo geral, as pessoas ficam aborrecidas ao produzirem não-conformidades, numa clara demonstração que querem produzir qualidade. Por outro lado, muitos deixam de fazer qualidade por não saberem como controlá-la, o que acaba resultando na verificação e correção dos defeitos após o produto ou serviço encerrado, ou nos piores casos, por ocasião em que é percebida pelo cliente.
Nestas ocasiões,corrigir as falhas o mais rápido possível é extremamente importante, porém um tanto quanto tardia. A insatisfação e as perdas já ocorreram.
Para se evitar esta situação é necessário que cada trabalhador realize o auto-controle, que tenham a capacidade de coletar e analisar dados numéricos, a fim de ter conhecimento do que foi, está e vai ser produzido. Com esta situação preventiva e preditiva,evita-se a produção dos não-conformes.
Conclui-se portanto, que a grande carência na implantação do TQC está na falta de conhecimento e hábito de utilização das Técnicas Estatísticas de Controle da Qualidade por parte da grande população das empresas e, torna-se imperativo a educação e treinamento dos mesmos.
Porém, o seu aprendizado é relativamente difícil, se realizado de forma convencional,individualizada, somente em salas de aula, como também demorado, principalmente considerando-se que não há condições de interromper as atividades profissionais (pedir um tempo ao mercado) para esta adaptação.
O estudo em grupos, praticando a seqüência metodológica e as Ferramentas da Qualidade, em assuntos rotineiros do local de trabalho, tornando os problemas úteis, gera uma sinergia através doincentivo e cooperação entre colegas, facilitando o aprendizado, tornando-o eficaz e agradável.
FILOSOFIA E PRINCÍPIOS
As vitórias e conquistas são conseqüências de uma equipe bem preparada e motivada;
Quem melhor conhece os detalhes dos seus respectivos serviços e locais de trabalho são aqueles que vivenciam no dia-a-dia;
Todos têm capacidade de raciocínio, o qual não deve ser desperdiçado, e...
tracking img