Ccna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CCNA Exploration - Fundamentos de Rede
6 Endereçamento de Rede - IPv4
6.0 Introdução ao Capítulo
6.0.1 Introdução ao Capítulo

Página 1:
O endereçamento é uma função-chave dos protocolos da camada de rede que permitem a comunicação de dados entre os hosts na mesma rede ou em redes diferentes. O Internet Protocol versão 4 (IPv4) permite o endereçamento hierárquico para pacotes quetransportam dados.

Projetar, implementar e gerenciar um plano de endereçamento IPv4 eficaz assegura que a rede opere com eficácia e eficiência.

Este capítulo examinará em detalhes a estrutura dos endereços IPv4 e sua aplicação à construção e teste de redes e sub-redes IP.

Neste capítulo, você vai aprender a:
* Explicar a estrutura do endereçamento IP e demonstrar a habilidade de converternúmeros binários e decimais de 8 bits.
* A partir de um endereço IPv4, classificar por tipo e descrever como é usado na rede.
* Explicar como os endereços são designados a redes pelos provedores de Internet e dentro de redes pelos administradores.
* Determinar a porção de rede de um endereço de host e explicar o papel da máscara de sub-rede ao se dividir as redes.
* A partir dasinformações e critérios de projeto de um endereçamento IPv4, calcular os componentes de endereçamento adequados.
* Usar utilitários comuns de teste para verificar e testar a conectividade de rede e o status operacional da pilha de protocolo IP em um host.
Mostrar mídia visual

6.1 Endereços IPv4
6.1.1 A Anatomia de um Endereço IPv4

Página 1:
Cada dispositivo de uma rede deve ter uma definiçãoexclusiva. Na camada de rede, os pacotes de comunicação precisam ser identificados com os endereços de origem e de destino dos dois sistemas finais. Com o IPv4, isso significa que cada pacote tem um endereço de origem de 32 bits e um endereço de destino de 32 bits no cabeçalho da Camada 3.

Esses endereços são usados na rede de dados como padrões binários. Dentro dos dispositivos, a lógicadigital é aplicada à sua interpretação. Para nós, na rede humana, uma string de 32 bits é difícil de interpretar e ainda mais difícil de lembrar. Portanto, representamos endereços IPv4 usando o formato decimal pontuada.

Decimal com Pontos

Padrões binários que representam endereços IPv4 e são expressos como decimais com pontos, separando-se cada byte do padrão binário, chamado de octeto, com umponto. É chamado de octeto por que cada número decimal representa um byte ou 8 bits.

Por exemplo, o endereço:

10101100000100000000010000010100

é expresso no formato decimal com pontos como:

172.16.4.20

Tenha em mente que os dispositivos usam lógica binária. O formato decimal com pontos é usado para facilitar para as pessoas o uso e a memorização de endereços.

Porção de Rede eHost

Para cada endereço IPv4, uma porção dos bits mais significativos representa o endereço de rede. Na Camada 3, definimos umarede como grupo de hosts que têm padrões de bits idênticos na porção de endereço de rede de seus endereços.

Embora todos os 32 bits definam o endereço do host, temos um número variável de bits que são chamados de porção de host do endereço. O número de bits usadosnessa porção de host determina o número de hosts que podemos ter na rede.

Passe pelas etiquetas da figura para ver as partes diferentes do endereço.

Por exemplo, se precisamos ter pelo menos 200 hosts em determinada rede, precisaremos usar bits suficientes na porção de host para poder representar pelo menos 200 combinações de bits distintas.

Para atribuir um endereço único a cada um dos 200hosts, usaremos todo o último octeto. Com 8 bits, pode-se conseguir um total de 256 combinações de bits diferentes. Isso significa que os bits dos três primeiros octetos representariam a porção de rede.

Obs.: O cálculo do número de hosts e a determinação de que porção dos 32 bits se refere à rede será tratado mais adiante neste capítulo.
Mostrar mídia visual

6.1.2 Conheça os Números...
tracking img