Pre tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
ARQUITETURA E URBANISMO









Hospital de Oncologia de Joinville
Janaína Schumacher Bail











Joinville/SC
Dezembro/2011

JANAÍNA SCHUMACHER BAIL







HOSPITAL DE ONCOLOGIA DE JOINVILLE
(Humanização do espaço como forma de cura.)













Joinville/SC
Dezembro/2011JANAÍNA SCHUMACHER BAIL








HOSPITAL DE ONCOLOGIA DE JOINVILLE
(Humanização do espaço como forma de cura.)


Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo.


Orientador (a): três indicações
Andréa H. PfützenreuterLuis Rogerio Pupo Gonçalves
Katia Cristina Lopes de Paula







Joinville/SC
Dezembro/2011

SUMÁRIO (do pré-projeto)

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA DA PESQUISA 5

REFERÊNCIAS 6


SUMARIO DO TC 7



INTRODUÇÃO




O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invademtecidos e órgãos e estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis. De acordo com um levantamento realizado pela Agência Internacional para Pesquisas em Câncer (IARC), aponta que a maioria dos novos 12,7 milhões de casos de câncer e das 7,6 milhões de mortes devido à doença em todo o mundo, ocorreram em países em desenvolvimento. Sendo os tumores de pulmão, mama e colorretal os maisdiagnosticados. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas feitas para o ano de 2010 e 2011 mostram 489.270 novos casos de câncer, sendo o mais incidente o câncer de pele.
Em Joinville,de acordo com Suzana Klein – editora executiva do jornal A Notícia em matéria publicada no dia 08 de Setembro de 2011, nos últimos dez anos, o número de mortes em decorrênciado câncer aumentou 82%. Somente no ano de 2011, de janeiro a julho, já foram 275 vítimas, e há dez anos, esse era o número anual de mortes. O Hospital Municipal São José (HMSJ) é um dos únicos de Joinville a ter tratamento especializado para esta doença, contando com quimioterapia e radioterapia, onde esta ganhou no dia 10 de janeiro de 2011, um acelerador linear, uma tecnologia que reduz o tempode exposição à radiação e proporciona uma ação mais precisa, pois atinge especificamente o tumor e diminui os efeitos colaterais do tratamento. Contudo, a ala oncológica do HMSJ é deficiente em termos de humanização. O setor, antigo e apático, não deixa o paciente esquecer-se do porque esta ali, a luta contra o câncer. Pequenos detalhes como a iluminação, acomodações confortáveis, pinturadiferenciada, música para o ambiente ajudariam e aliviariam o processo de tratamento e cura dos pacientes, que se encontram internados no setor e até aqueles que vêem diariamente de suas casas ou de outras cidades próximas para fazer quimioterapia e radioterapia.
O objetivo deste estudo é realizar uma pesquisa acadêmica para servir como base para a implantação de um ante-projeto que tende aconstrução de um hospital para tratamento oncológico, visando à humanização dos espaços para uma melhor qualidade de vida do paciente.


No caso dos edifícios hospitalares, a arquitetura pode ser um instrumento terapêutico se contribuir para o bem-estar físico do paciente com a criação de espaços que, além de acompanharem os avanços da tecnologia, desenvolvam condições de convívio maishumanas. (MARTINS, Vânia Paiva, A HUMANIZAÇÃO E O AMBIENTE FÍSICO HOSPITALAR, Anais do Congresso Nacional da ABDEH – IV Seminário de Engenharia Clínica, 2004. )


O estudo proposto pretende desenvolver o ante-projeto atendendo os requisitos de legislação, conforto, acessibilidade com o objetivo específico de fazer com que o processo de tratamento e cura dos pacientes seja menos sofrido,...
tracking img