Cavalo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Atividades Aquáticas

Título:
Observação de aula: Golfinhos nível 2
Identificação:
João Casqueiro

No âmbito da disciplina de Atividades Aquáticas, foi solicitado aos alunos realizar a observação de uma aula e retirar informações importantes acerca da mesma.
O aluno João Casqueiro deslocou-se para a piscinacom antecedência para observar a aula das 19:00 horas com o instrutor Artur Mendes e são as informações importantes:
A aula de adaptação ao meio aquática para “Golfinhos 2” foi realizada nas piscinas do Bairro dos Anjos às 19:00 horas do dia 23 de Abril de 2013 tendo como instrutor o senhor Artur Mendes.
Participaram 9 alunos na atividade dos 5 aos 7 anos, sendo 4 deles do sexo feminino.Segundo Artur Mendes foi “ aula de metade da unidade didática “, observando-se algum à vontade com o meio aquático por parte dos alunos, além disto o grande objetivo da aula foi melhorar a técnica de costas.
Foram utilizados ao longo da sessão: nove mini-pranchas, um rolo, três arcos de profundidade, um colchão e várias argolas de profundidade.
Ao nível da segurança posso afirmar que o instrutor nãovirou as costas aos alunos e demonstrava estar atento. Além disso chamou a atenção de um rapaz que estava a correr fora da piscina com a frase “isto não é uma pista de atletismo, vem para aqui” e a criança obedeceu.
No que diz respeito à organização e feedback, o instrutor, iniciou a aula formando duas filas, uma de quatro e outra de cinco elementos. Demonstrou o exercício e depois pediu aosalunos para repetirem, dois a dois.
Após o comando verbal “ 1,2,3 aos seus lugares, (assobio) ” os alunos mergulharam com uma mini-prancha.

Após este exercício, mandou formar uma fila única, demonstrou o exercício que consistia em atirar-se de pé virado de frente para a piscina, e depois virar-se e nadar de costas.
Após o comando “ 1,2,3 aos seus lugares, (assobio) ” os alunos repetiam, oprofessor acompanhava o nado com as mãos, e dava feedbacks como “ mete as mãos dentro de água”, “ primeiro um braço e depois o outro” porque o aluno estava a nadar de costas com movimento dos braços semelhante e simultâneo.

004), os indivíduos que têm uma maior probabilidade de ser mais persistentes e com melhor capacidade para realizar tarefas, são os que são motivados intrinsecamente em relação aosindivíduos que necessitam de reforços externos.
Na visão de Davidoff (2004) citado por Araújo et. Al. (2007), a motivação é um estado interno que é regulado por necessidades , estas necessidades, ativam ou despertam comportamentos dirigidos para a satisfação dessas necessidades; os motivos são, então, estabelecidos pela experiência denominando-se simplesmente de motivos, enquanto os queemergem para satisfazer as necessidades básicas de sobrevivência chamam-se impulsos.
“A motivação é um conceito que se invoca com frequência para explicar as variações de determinados comportamentos e, sem dúvida, apresenta uma grande importância para a compreensão do comportamento humano.” (Maslow, 1968)
Segundo a bibliografia, há diferenças significativas no modo de classificar os fatoresmotivacionais em diferentes modalidades. Contudo, o conceito de Desporto Natureza em Portugal, encontra-se em evolução, devido ao facto de estar relacionado com o turismo de natureza, no entanto ainda não existem muitos estudos nesta área.

2. Revisão de Literatura
 As motivações para a prática desportiva são cada vez mais um factor a ter em conta pela área da psicologia do desporto.
“…para melhor secompreender o comportamento desportivo dos indivíduos e para que mais correcta e eficazmente eles possam ser orientados, acompanhados ou geridos, não é posta em dúvida a necessidade de conhecer as razões pelas quais seleccionam determinadas actividades, nelas persistem e se lhes entregam com uma dada intensidade.” (Serpa, 1991: 101)
Determinar o que os praticantes procuram nestas actividades,...
tracking img