Catequese o proposito eterno de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPÓSITO ETERNO


Qual é o Propósito Eterno de Deus?
Ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, para a Sua glória.
Rm 8:29 - “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos"
Gn 1:27 - “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem emulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a.”
Hb 2:10-11 - “Pois convinha que aquele, para quem são todas as coisas e por quem todas existem, conduzindo à glória muitos filhos, aperfeiçoasse pelos sofrimentos ao autor da salvação deles. Pois tanto o que santifica, como os que são santificados, vêm todos de um só; pela qualrazão ele não se envergonha de lhes chamar irmãos”
Ef 1:4-5 - “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e sem defeito perante ele, e em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por Jesus Cristo para si mesmo, conforme o beneplácito da sua vontade”


O que significa a palavra “imagem” no original? Capacidade de pensar, raciocionar e decidir.Por que família? Porque Deus quer unidade. (Jo 17:21) “para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”


Por que de muitos filhos? Porque Deus quer quantidade. (1 Tm 2:4) “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”


Por que semelhantesa Jesus? Porque Deus quer qualidade. (Ef 4:13) "até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo"


Por que para a sua glória? Porque tudo que Deus faz tem uma finalidade. (Rm 11:36) “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”Quais as duas árvores especiais que Deus colocou no jardim e o que elas representam? (Gn 2:9)
1) Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal – Se Adão comesse desta árvore estaria dizendo para Deus que as questões do bem e do mal ele decidiria independente da vontade de Deus (o fruto desta árvore era a morte ou vida separada de Deus).
2) Árvore da Vida – Se Adão comesse desta árvore ele estariadizendo para Deus que as questões do bem e do mal ele decidiria de acordo com a vontade de Deus, e não à sua. (O fruto desta árvore era a vida com Deus.)


Qual foi o pecado de Adão? Adão decidiu viver independente da vontade de Deus


O que aconteceu quando o homem pecou?
O homem se tornou inútil para o propósito de Deus - (Rm 5: 12) - "Portanto, assim como por um homem (Adão) entrouo pecado no mundo , e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos (em Adão) pecaram”


Se o homem se tornou inútil, como Deus realiza o Seu propósito?
Ele nos leva a uma nova vida em Cristo – (2 Co 5.17) - "E, assim se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas"


Mas o propósito de Deus não éa salvação do homem?
Não. A salvação é o meio para alcançar o seu propósito, que é de sermos seus filhos, semelhantes a Jesus


Todos estão dentro deste propósito? Não! Todos fomos criados por Deus, mas quanto a ser filho existe uma condição – (João 1:12) “a todos porém quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que crêem no seu nome”


O queé necessário para receber a Cristo?
Confessar com a boca e crêr com o coração - (Rm 10:9-10) - “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”


Quais as características de quem está em Adão e em Cristo?
|Em Adão...
tracking img