Catedral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Catedral de Nossa Senhora da Graça

A Catedral de Nossa Senhora da Graça, situada em Parnaíba – PI constitui-se em importante símbolo de fé e do patrimônio histórico e artístico desta cidade. Diversos relatos apontam os fragmentos da sua longa historia. Há registros deste templo e da presença de sacerdotes desde 1764. Ainda no século XVIII um templo maior vai ser construído. Este será fruto damobilização do povo e de grandes potentados locais, destacando-se, dentre estes, Domingos Dias da Silva, que se responsabilizou em construir a Capela do Santíssimo e o Mestre de Campo João Paulo Diniz, que se encarregou da Capela Mor. As demais esmolas conseguidas dentre o povo foram empregadas no acabamento das duas torres. Não temos ainda elementos comprobatórios das datas especificas do iniciodesta reforma, porém, no frontispício da Igreja o ano de 1770 marca esta fase, sendo também o marco fundador da Igreja. Cabe destacar que neste ano, alguns acontecimentos foram marcantes para a cidade. Parnaíba será assolada por uma epidemia (que podemos identificar), nasceu Simplício Dias da Silva, figura marcante na historia da cidade e que deu continuidade ao projeto de seu pai, Domingos Diasda Silva, no referente á Igreja – pai, e filho estão sepultados no templo. E foi também o ano em que, o então Governador da Província, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro autorizou a transferência da sede da Vila de Parnaíba – instalada no dia 18 de Agosto de 1762 na Igreja Nossa Senhora do Carmo em Piracuruca – do lugar Testa Branca para “o sitio denominado Feitoria ou Porto das Barcas”, o que foifundamental para o desenvolvimento da cidade.
Em 1777 se dá a aprovação para a benção da Igreja e em 1795 a conclusão de edificação, marcada pela entronização da Imagem de Nossa Senhora da Graça que fora trazida de Portugal e ficara, até este ano, em Piracuruca. “[...] Ela nos veio, entretanto triunfalmente em nossa terra, como Mae Dulcíssima e Rainha, naquela lindíssima tarde nos idos do séculoXVIII [...]”.
Entretanto parte de uma hierarquia eclesiástica a atual Matriz nasceu ligada a então Freguesia de Piracuruca (PI), que, como toda a Província do Piauí, ficava sob administração do Bispado do Maranhão. Em 1805 homologou-se a criação da Paroquia sob administração do Bispo D. Luís de Brito Homem, sendo a Diocese criada em 1944 e instalada em 1945, desmembrando-se da Diocese de Teresina.O primeiro Bispo foi D. Felipe Condurú Pacheco, autor de célebre obra “Historia Eclesiástica do Maranhão”, sendo secundado por Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório em 1959. Nesta Igreja jazem os restos mortais de D. Felipe.

Nos livros de Tombo estão registros de diversas reformas, de grande e pequena monta, que mudaram ou restauraram espaços e aspectos da Igreja que apresenta duas torres;internamente tem o formato em cruz, por conta das capelas laterais do Santíssimo Sacramento e a do Bom Jesus dos Passos; diversas sepulturas se encontram nas suas grossas paredes; o pórtico, a pia e o lavabo são de mármore e o altar-mor é revestido, na parte superior, em outro tendo no alto, inicialmente a imagem de Cristo Rei substituída posteriormente pela imagem de Cristo Crucificado e mais abaixo, ade Nossa Senhora da Graça.
A Historia da educação de Parnaíba também está ligada á Catedral que pela iniciativa de seus párocos mobilizou a comunidade e os órgãos eclesiástico, em prol da instalação de núcleos institucionais como o colégio Nossa Senhora das Graças, o Colégio Diocesano e a faculdade de Teologia, sem citar inúmeras iniciativas de religiosos em prol da educação do município.
A data decomemoração do dia da padroeira – 08/09 – também tem sua historia. Segundo Dom Rufino, Bispo Emérito de Parnaíba, foi utilizada antes da criação da Diocese. Depois de criada, a celebração passou para 11/10, nas festas da Mãe de Deus. Os primeiros dias de festejo coincidiram com os de São Francisco, em 04/10. Um fato exigiu a mudança. A data do Congresso eucarístico de 1991, - feito com a...
tracking img