Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL PROF.ª DULCE FERREIRA DE SOUZA

CURSO DE MAGISTÉRIO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Priscila Garcia da Costa Carneiro

LITERATURA INFANTIL

Passos – MG
2011
ESCOLA ESTADUAL PROF.ª DULCE FERREIRA DE SOUZA

CURSO DE MAGISTÉRIO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Priscila Garcia da Costa Carneiro

LITERATURA INFANTIL

Trabalho apresentado em Julho/2011, à Escola Estadual Profª Dulce Ferreirade Souza, como requisito de conclusão do Curso de Magistério – Educação Infantil sob a supervisão da Orientadora: Profª. Kellen de Mello e Souza Ingraci.

Passos – MG
2011

"O gênero Literatura Infantil tem, a meu ver, a existência duvidosa. Haverá musica infantil? Pintura Infantil? A partir de que ponto uma obra literária deixa de se constituir alimento para o espírito de criança oujovem e se dirige ao espírito adulto?”
Carlos Drumond de Andrade

LITERATURA INFANTIL

INDRODUÇÃO
Literatura infantil para Carlos Drummond de Andrade “deve agradar e emocionar a criança”; Cecília Meireles “é o que elas leem com utilidade e prazer”; Lourenço Filho “de exprimir o belo”; Lúcia Góes “literatura infantil é linguagem empregada de significados até o máximo grau possível e dirigidaou não às crianças, mas que responde às exigências que lhes são próprias”; Neusa Sorrente “Literatura infantil é arte, é fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida através da palavra”.
Como disse Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”, portanto, num país como o Brasil, onde o índice de analfabetismo ainda é grande, a escola tem um papel fundamental paragarantir o contato com livros desde a primeira infância. Falar de literatura infantil é, de certo modo, vincular determinado tipo de texto com as praticas pedagógicas que foram se impondo na educação. O professor da educação infantil deve proporcionar às crianças a oportunidade de ter contato com todos os gêneros literários. Ler para eles e comentar a obra é fundamental para começar a desenvolver ogosto pela leitura e futuros leitores.
A leitura é um instrumento valioso de aprendizagem nas mãos de hábeis professores que sabem da importância de utilizá-la para desenvolver o hábito da leitura na fase infantil. Entretanto, esse momento tem que ser prazeroso. O ideal seria que a iniciação com o texto literário ocorresse antes que a criança ingresse na escola, mas infelizmente isso não ocorre,pois a maioria dos pais não sabem que eles tem também um papel muito importante pois devem dar exemplos fazendo do livro um instrumento de lazer.
A literatura infantil tem um significado muito amplo. Sobretudo nos primeiros anos da infância, entre o livro e o mundo há uma constante troca simbólica sem fronteiras ou limitações. Quando a criança passa a ter contato direto com o livro, ela vaidescobrindo o universo encantado das histórias. Os livros de imagens aproximam a criança do texto escrito, permitindo ao leitor infantil construir um sentido, sugerido pelas figuras.

1. Faça uma pesquisa de campo, como tem sido trabalhada a Literatura em creches e pré-escolas?
As crianças são levadas a biblioteca ou a professora cria o seu próprio cantinho da leitura, deixando os livros aoalcance das crianças, é interessante que mesmo não dominando a leitura já sabem a estória que mais lhe agrada, através das ilustrações.
Mas foi observado que não basta apenas ler, é preciso deixar que as crianças toquem o livro, manuseie, pois quanto mais cedo ela tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura proporciona, maior será a probabilidade dela tornar-se um adultoleitor e também poderá se tornar um adulto com postura crítico-reflexivo, muito importante para a sua formação cognitiva.
Pois, estudos comprovam que a literatura proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Abramovich diz que quando as crianças ouvem histórias, visualizam de forma mais clara, os sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias...
tracking img