Castas e Estamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Mobilidade social é a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de status sociais. Esta mobilidade está diretamente relacionadaao sistema de castas, de estamento e de classes.
No sistema de castas há uma chance mínima mobilidade social. A posição social é atribuída ao indivíduo por ocasião do nascimento, independentemente desua vontade. A pessoa carrega consigo, pelo resta da vida, esse status social herdado de seus ancestrais. A índia, um país asiático com aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas, possui 75% destas comoseguidoras da religião Hindu. A principal religião desta interfere na estruturação social, uma vez que a religião Hindu divide a sociedade em castas. Segundo o governo indiano, o sistema de castas nãoexiste mais no país. Apesar do governo não admitir, da declaração do giverno, esse sistema ainda está presente na sociedade, interferindo diretamente na qualidade de vida da população indiana.
Osistema de estamentos teve início no feudalismo, organizou-se por estamentos que também podem ser chamados estados. Os estamentos são: a nobreza, o clero e os servos. Na França, no final do século XVIII,as vésperas da revolução francesa, havia os três estados, sendo que terceiro estado era composto por todos os outros membros da sociedade, - que não nobreza e clero - como os comerciantes,camponeses, industriais, trabalhadores urbanos, etc. A possibilidade de mobilidade em comparação ao sistema de castas é maior, mas muito controlada. Um nobre, mesmo que fique pobre continuará a ser nobre e comprestígio social. No final da idade média muitos burgueses conseguiam comprar títulos de nobreza, e assim, entrar no estamento superior.Os estamentos são sustentados por um conjunto de direitos,deveres e privilégios reconhecidos publicamente por todos e aceitos como naturais. ninguém considera o sistema injusto, pois acreditam ser a predestinação de cada um.
Uma semelhança bem evidente e...
tracking img