Casos clinicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso 1 – Cinemática do Trauma
Você e seu parceiro são enviados para atender uma colisão entre dois carros. O dia está quente e ensolarado. Quando vocês chegam, a polícia está no local do acidente.Ao chegar, você confirma que há apenas dois carros envolvidos no acidente. O primeiro carro está na vala, do lado direito da rodovia, e bateu a porta do passageiro em uma árvore. Há buracos de balana porta dianteira esquerda. Você vê pelo menos três buracos, e há duas pessoas no veículo.
Outro carro atravessou para o lado esquerdo da rodovia e bateu em um poste, entre os dois faróis. Há duaspessoas naquele carro. É um veículo velho, sem air bags. A direção está dobrada e o para-brisa quebrado na forma de alvo, do lado passageiro. Nenhum dos passageiros dos dois carros usava cinto desegurança. Você está lidando com quatro feridos – dois em cada carro – e todos ainda estão nos veículos.
Você é o enfermeiro sênior no local. É sua responsabilidade é avaliar os doentes e determinar aprioridade de transporte.
Pegue os doentes, um de cada vez, e descreva-os com base na cinemática.

Resposta caso 1
Doente nº 1: Motorista do veículo com colisão lateral. Dois projéteis atravessaram aporta do carro. O doente apresenta dois ferimentos por arma de fogo do lado esquerdo, um abaixo e outro acima das costelas. A pressão arterial do doente é baixa; as prováveis lesões torácicas,portanto, incluem pneumotórax, hemotórax e penetração cardíaca, e possivelmente dos grandes vasos. Abaixo das costelas, a penetração da cavidade abdominal pode acometer qualquer órgão e ser associado ahemorragias.

Doente nº 2: Lado do passageiro do veículo com colisão lateral. Dada a troca de energia entre a porta e o ocupante, você deve suspeitar da presença de lesões nas quatro áreas de impacto –o ombro (a clavícula), a parede torácica e a cavidade torácica, a cavidade abdominal e a pelve. Nestas áreas, as possíveis lesões incluem 1) fratura de clavícula, 2) fratura de costelas (possível...
tracking img