Caso roger agnelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia o estudo de caso: ROGER AGNELLI E A CVRD, identifique os elementos relevantes e responda aos questionamentos abaixo:
1.A privatização da CVRD foi um processo conturbado.  Quais os argumentosutilizados a favor e contra a privatização dessa organização?  Pesquise informações complementares para reforçar sua justificativa.

     À Época dos fatos, quem era a favor da privatização da Vale doRio Doce tinha como argumento a escassez de recursos suficientes para capitalizar as empresas sob a administração do Estado. Havia também aqueles que defendiam o Estado Mínimo e a total ausênciadeste no exercício de atividades econômicas.
     Contra, havia os que acreditavam que determinados setores da economia (em especial os de produção) deviam ficar sob o domínio do Estado. Ainda tinha avisão sindicalista, que acreditava que no controle estatal os empregos têm mais estabilidade. No caso da Vale, soma-se o argumento do baixo valor de venda da estatal.

2.Dê exemplos de cada uma dashabilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

     O exemplo que melhor descreve Agnelli com a habilidade gerencialHUMANA, proposta por Katz, pode ser encontrado no fato do economista ser fluente em inglês e com isso ter influenciado a internacionalização do mercado de capitais, conseguindo boas relações, inclusiveconquistando a simpatia de Lázaro Brandão, presidente do Bradesco. Além, claro, da incrível habilidade do executivo de influenciar as pessoas no trabalho.
     Quando Roger promove a estruturação daempresa, vendendo todas as que não tinham ligação com o minério e promovendo um diálogo simples na cúpula da CVRD, ele almejava reproduzir experiência de sucesso já aplicada no Bradesco. É claro, queo executivo também sabia da ascensão da China anos mais tarde no cenário mundial e de sua necessidade por minério. Esse tipo de atitude, de ver parte para um bom funcionamento do todo, é o que Katz...
tracking img