Caso motorola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A realização deste trabalho baseado no estudo de caso, da empresa Motorola Inc. ocorrido no ano de 1995, nos trouxe a refletir a importância e a necessidade que as organizações devem ter em relação as suas produções, pois o planejamento é o ponto de partida para qualquer objetivo a ser alcançado. Este trabalho tenta mostrar os erros que a Motorola cometeu no ano de 1995, baseados nos dados do anoanterior, gerando uma expectativa muito grande por parte da empresa. Não houve uma informação entre os departamentos da empresa, se deparando assim com uma quantidade de estoque muito elevado, acarretando em maiores custos.
A pesquisa do estudo de caso da empresa em questão, trouxe à equipe uma reflexão mais consistente sobre a importância e a necessidade da adoção de uma logística apropriadadentro de uma organização, pois é na área da gestão que esta logística é responsável por alcançar recursos, equipamentos e informações para execução de todas as atividades de uma organização.

HISTÓRICO DA MOTOROLA
A Motorola começou como a Galvin Manufacturing Corporation em 1928. O nome da empresa mudou para Motorola em 1947, mas a palavra tem sido usada como marca registrada desde os anos30. A empresa é baseada em Schaumburg, Illinois, um subúrbio de Chicago. O fundador Paul Wault Galvin veio com o nome Motorola quando sua empresa começou a produzir rádios para carro (várias empresas que produziam fonógrafos, rádios e outros equipamentos de áudio no início do século XX usavam o sufixo "-ola", sendo os mais famoso a vitrola e a radiola; também havia um equipamento de edição defilmes chamado Moviola).
No inicio dos anos 90 a Motorola sustentava o posto de líder na venda de telefones móveis, com cerca de 45% do mercado mundial, sendo considerada a principal empresa na área de comunicação sem fio. No entanto no final dos anos 90, a empresa começou a enfrentar dificuldades crescentes diante da redução de demanda para seus produtos e do aumento da concorrência, em seussetores principais de atuação: aparelhos móveis. De acordo com as fontes da indústria, muitos distribuidores, incluindo a US West BA Bellsouth, haviam feitos pedidos muitos grandes. Parte do problema era que os distribuidores estavam reagindo defensivamente. Durante as duas temporadas anteriores de férias, a Motorola, não pode atender às demandas dos consumidores de aparelhos portáteis, forçando aBells e outro distribuidor a perderem venda por estarem sem estoque. Esperando não repetir o erro, as unidades de celulares da Bells fizeram os pedidos mais cedo e com maior freqüência.
Os distribuidores não avisaram a Motorola para diminuir a produção que era focada nos pedidos de períodos anteriores. Os distribuidores ficaram alarmados quando os telefones pedidos começaram a jorrar, a Motorolaestava entregando tudo. Trabalhando sob um sistema de qualidade total, a Motorola eliminou praticamente todos os gargalos do processo produtivo e estava completamente capacitada a atender à demanda das férias de final de ano. O analista do setor eletrônico afirma que a Motorola não monitorou adequadamente os pedidos que chegavam. O analista acrescenta: A Motorola deveria ter visto que os pedidosestavam indo muito além da demanda.
A Motorola Inc. defrontou com um sério problema financeiro por causa desses super-carregamentos de produtos (elevados estoques), pois a alta administração prefere que os distribuidores não enfrentem problemas de estocagem, assumindo assim custos elevadíssimos com o estoque para que não ocorra mais a falta de produtos para as distribuidoras. Todavia é umproblema apara os acionistas buscarem soluções para tal fato, já que o preço das ações caiu 10% devido ao elevado estoque. Em uma recente reunião onde esteve presente o presidente, a direção Motorola e os distribuidores, apresentaram diversas razões para os problemas apresentados. Ao final da reunião a direção da Motorola junto com os demais decidiu contratar sua equipe de consultoria no intuito de...
tracking img