Caso ikea x tok & stok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação
ESAMC – Sorocaba

Trabalho de Gestão de Operações:
Estudo de caso IKEA / Tok & Stok

Gestão Empresarial – Processos Gerenciais

Sorocaba, 29 de fevereiro de 2012.

Antes de analisar o caso Ikea e fazer um paralelo com a Tok & Stok, segue resumo do estilo e filosofia gerencial, a fim de que fique mais clara a Administraçãode Produção da empresa sueca Ikea:
Variedade de produtos – nossa identidade. Devemos oferecer ampla variedade de itens de móveis domésticos com bom design, funcionais e com preço baixo para que a maioria das pessoas possa comprá-los. Não devemos comprometer nem funcionalidade nem a qualidade técnica.
Espírito IKEA – forte e realista. A IKEA verdadeira é encontrada em nosso entusiasmo,constante disposição à renovação, consciência de custo, disposição para assumir responsabilidade e simplicidade em nosso comportamento. O lucro proporciona-nos recursos. Força-nos a desenvolver produtos de maneira mais econômica, comprar melhor, reduzir custos; esse é o segredo e a razão de nosso sucesso.
Alcançar bons resultados por meios simples. Frequentemente as soluções caras são sinal demediocridade.
A simplicidade é uma virtude. Regras complicadas paralisam. Planejamento exagerado pode ser fatal. Simplificação é tradição de honra.
A maneira diferente. Ao ousar sermos diferentes, encontramos novas maneiras. “Por quê?” permanece uma expressão-chave importante.
Assumir responsabilidades – um privilégio. Quanto mais responsáveis as pessoas, menos burocracia. O temor de cometer erros éa origem da burocracia e o inimigo da avaliação.
QUESTÕES
A seguir, as respostas às questões elaboradas ao final do caso, ainda no intuito de clarear o conceito de Administração de Produção da Ikea:
1. Como o projeto de produção da Ikea difere da maior parte das operações de varejo de móveis?
A empresa apresenta vários diferenciais:
* Exposição dos móveis nas lojas, dispostos em ambientesmontados e decorados, como se fosse realmente uma casa.
* Os produtos são variados, diferenciados e sempre renovados.
* Espaço “kids”, onde os pais podem deixar suas crianças sob os cuidados de monitores e fazerem suas compras com tranquilidade.
* Se os pais preferirem, existe a opção de emprestarem carrinho apropriado para as crianças os acompanharem nas compras.
* Lanchonete/cafeteria dentroda loja.
* Os funcionários não são vendedores e sim colabores-assistentes dos consumidores para esclarecimentos sobre os produtos.
* Os produtos são transportados pelos próprios consumidores, que pode alugar ou comprar um bagageiro se mais espaço no veículo for necessário.
* O compromisso com o baixo custo dos produtos, considerando a simplicidade uma virtude e as soluções caras sinal demediocridade.
2. Quais você considera serem os maiores problemas em administrar operações como a Ikea?
Como a Ikea é uma loja bastante dinâmica, a atenção aos detalhes deve ser redobrada. Ali o cliente se serve, o funcionário serve de auxiliador ao consumidor, o produto é transportado pelo próprio consumidor, portanto se a administração de produção não estiver atenta, muitas falhas podem ocorrer.Numa loja de móveis comum, as funções e as etapas estão bastante claras e divididas: o cliente chega à loja, é atendido por um vendedor, que apresenta o produto, faz o pedido, encaminha o cliente ao caixa e o comunica de quando a entrega será realizada.
Já na Ikea, o cliente tem total liberdade dentro da loja: ele analisa o produto, lê as informações anexas, experimenta o produto, pede informaçãoa algum funcionário, que deve estar à disposição dele se assim esse desejar; após a escolha do produto, o cliente se dirige ao armazém, onde deverá encontrar facilmente o produto escolhido, devendo, portanto, o estoque estar altamente organizado, sem a possibilidade de não constar do estoque o produto que estava disponível na loja; o produto é transportado e montado pelo próprio consumidor, que...
tracking img