Caso Fraude Contabil WolrdCom

772 palavras 4 páginas
Caso Fraude Contábil na WorldCom
Contabilidade Financeira

1) Descreva as pressões que levaram aos executivos da empresa a "cozinhar os livros"
Em 1997, Ebbers afirmou que o objetivo da empresa não era mais conseguir participação no mercado ou ser global, sua meta era ser a ação número um em Wall Street. Isso incentivava os gerentes a gastarem o que for necessário para o crescimento da receita, que é uma forma de aumentar o valor de mercado da companhia. Porém, as condições da indústria começaram a piorar em 2000, devido à maior competição, demanda reduzida para serviços de telecomunicação após o estouro da bolha das empresas ponto.com. Essa situação fez com que as companhias de comunicação diminuíssem drasticamente seus preços, forcando a WorldCom a fazer o mesmo, o que acarretou na diminuição de sua receita. Essas medidas levaram o CFO da empresa a utilizar técnicas contabilidade para atingir os índices e valores estipulados como meta, “cozinhando os livros”.

2) Porque as fraudes feitas pelos executivos da empresa não foram descobertas antes? Quais procedimentos devem ser feitos para que prevenir que este tipo de fraude volte a ocorrer?
As fraudes não foram detectadas antes, devido a cultura organizacional e a forma como a empresa era estruturada, de cima para baixo. Dessa forma os funcionários tinham de acatar as decisões dos superiores sem questionamento. Logo, não sabiam explicar o porquê das medidas impostas, nesse caso, das reversões de provisionamento e das capitalizações de despesas. Além disso, os administradores davam benefícios a funcionários e parceiros que faziam o que lhes era pedido, como por exemplo, o caso de Betty Vinson, que apesar de questionar as decisões impostas por seu superior, não queria se demitir, pois tinha benefícios de seguro de sua família e posteriormente recebeu um aumento de $80.000. Temos também o auditor A Andersen, que por ter a WorldCom como seu “carro chefe” e seu “cliente mais cobiçado”, desprezou

Relacionados

  • Worldcom
    4084 palavras | 17 páginas
  • Trabalho worldcom
    4230 palavras | 17 páginas
  • Governança corporativa
    22284 palavras | 90 páginas
  • Caso Parmalat
    49305 palavras | 198 páginas