Worldcom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação


Nosso grupo, visando atender a solicitação do professor da matéria de Auditoria I – Prof. Adriano de Sousa Santos realizou pesquisas em diversos sites de forma que foram escolhidos três, conforme bibliografia.
Adotamos uma matéria em inglês sobre o caso da WorldCom por Dennis Moberg (Universidade de Santa Clara) e Romar Edward (Universidade de Massachusetts em Boston).Importante salientar que a tradução foi realizada com o auxílio de tradutor eletrônico e correção manual, podendo o texto traduzido não retratar exatamente as idéias dos seus autores Dennis e Romar.
No entanto, houve também pesquisas em textos já traduzidos e, apesar de encontrarmos algumas divergências de datas, preferimos permanecer com as informações que constavam no texto original em inglês.
OTrabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento no caso da WorldCom, desde os seus primórdios até a sua falência, e quais as pessoas, fatores e fraudes que envolveram esses fatos. Tem ainda o objetivo de provocar uma reflexão quanto o comportamento, comprometimento e profissionalismo dos contadores e auditores em nossos dias.
O resumo no final do trabalho é creditado ao próprio grupo, nãosendo resultado de tradução ou cópia.

WorldCom

2002 viu um número sem precedentes de escândalos corporativos: Enron, Tyco, Global Crossing. De muitas maneiras, a WorldCom é apenas mais um dos casos de falhas da governança corporativa com abusos na contabilidade e ganância de uns maus profissionais. Mas nenhuma dessas outras empresas tinha um alto executivo tão simpático como Bernie Ebbers.Milhões de dólares gastos com um palácio em um condomínio fechado, cavalos de corrida, iate entres outras coisas, levou este gigante de telecomunicações ao vermelho - Alguns consideravam inevitável dado o seu incansável entusiasmo e espírito empresarial. Não há dúvida de que ele fez algumas coisas muito ruins, mas ele realmente não era como os vilões das empresas: Fastow da Enron, Dennis Koslowski,da Tyco, ou Gary Winnick, da Global Crossing.
Pessoalmente, Bernie é uma pessoa muito agradável e generosa. Em 1998, quando Bernie estava no meio da aquisição da empresa de telecomunicações MCI, o reverendo Jesse Jackson, falando em uma faculdade só de negros, próximo à sede da WorldCom Mississippi, perguntou como Ebbers pode pagar R $ 35 bilhões pela aquisição da MCI, mas não tinha doado umcentavo para o fundo de estudantes negros. Estava na platéia uma pessoa do convívio de Ebbers. Resultado: Ebbers fez uma doação de US $ 1 milhão além de várias cargas de equipamentos tecnológicos e de informação para a faculdade dos negros.
Foi em 1983 em um café em Hattiesburg, Mississippi, que o Sr. Ebbers primeiro ajudou a criar o conceito de negócio que se tornaria WorldCom. "Quem poderiaimaginar que um pequeno negócio em Itty Bitty Mississippi, um dia, se tornaria rival da AT & T? perguntou um editorial do jornal Clarion-Ledger Mississippi. Mas a queda de Bernie e suas companhias foi abrupta. Em junho de 1999, com a negociação das ações da WorldCom em US $ 64, ele era um bilionário, e a WorldCom era o exemplo de empresa da Nova Economia. No início de maio de 2002, Ebbers,renunciou a seu posto como diretor executivo, declarando que era uma atitude temporária, mas dois meses depois, apesar do seu otimismo incansável, a WorldCom declarou falência; a maior da história americana.
Este caso descreve as três principais causas na queda da WorldCom: a estratégia corporativa de crescimento através de aquisições, os empréstimos a altos executivos, e as ameaças à governançacorporativa criada pela camaradagem e pela falta de tratamento de curta distância. (Cynthia Cooper – Heroína delatora do caso WooldCom).

O crescimento através da aquisição de Merry-Go-Round
Do seu humilde e obscuro começo como uma empresa de telefonia de longa distância, a WorldCom, através da execução de uma estratégia de aquisição agressiva, evoluiu para a maior empresa de telefonia de...
tracking img