Caso dunamis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO DUNAMIS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MARKETING
PROFESSORA: ANANDY KASSIS ALVIM-HANNAS
ALUNA: ALESSANDRA

Resumo do estudo de caso Dunamis
Este caso conta a trajetória desenvolvida desde a implantação dos vinhedos até a decisão de se criar uma marca e a linha de produtos. Os principais desafios que se apresentam estão em posicionar-se frente a um público consumidor que tempouco hábito de consumo, A Dunamis Vinhos e Vinhedos lançou seus primeiros vinhos no mercado brasileiro em novembro de 2010, tendo como desafio estar entre as principais marcas de vinho do Sul e como meta para 2030 estar entre as 10 marcas de vinhos mais importantes no Brasil.
O produtor rural José Antônio Peterle, cultivava pomares de uvas e maçãs, visto que seu preço entre o ano de 2001 e 2002eram bastante favoráveis, mais no ano de 2011 já havia caído bastante, foi aí que nasceu a idéia de iniciar seus vinhedos. A região escolhida, denominada Região da Campanha Gaúcha é considerada ideal para o cultivo das variedades de uvas escolhidas.
No ano de 2005, já pensando em ter o seu próprio vinho, o empresário começou uma parceria com a Embrapa (entidade governamental de referência emqualidade e apoio técnico ao produtor rural). Justamente nesse período o preço da uva vinífera começou a cair assim ele passou a vinificar. Quase três anos após o início dos trabalhos Peterle já tinha uma idéia do potencial de suas uvas, em busca de um profissional que cuidasse da distribuição e implantação de um novo produto no mercado o produtor foi apresentado a Júlio César Kunz, ciente dasdificuldades de lançar uma nova marca no mercado brasileiro, Júlio Kunz engajou-se ao projeto como consultor de planejamento.
Por ter em sua trajetória uma experiência como diretor e conselheiro de uma importante cooperativa gaúcha, Peterle reconheceu a necessidade de desenvolver um planejamento de marketing que orientou, a partir daí, todas as ações do negócio.
Após o início desta etapa, iniciou-se oplantio de uvas brancas para confecção de espumantes, um dos maiores desafios iniciais, pois algumas vinhas foram extirpadas e outras plantadas, o que nesse setor é denominado como reconversão de vinhedos. Dentro das etapas de planejamento outro desafio importante foi à decisão da marca, antes da escolha do nome construiu-se o arquétipo da marca através da escolha do público-alvo, tendo como fococentral homens e mulheres, entre 30 e 35 anos, das classes A e B, com pouco conhecimento sobre a bebida, que estão na fase de começar a se interessar pelo vinho e que podem facilmente migrar para produtos substitutos, como cervejas Premium.
Ainda dentro do posicionamento de marca Dunamis, foram definidos os pontos de paridade com os vinhos de alta gama, pois não havia margem para se trabalhar com ovinho básico luxo, nem vontade de se trabalhar com o vinho de mesa. Em segundo lugar, em termos de preços, avaliou-se que os vinhos brasileiros são mais competitivos também nessa faixa (alta gama: variando entre R$ 30,00 e R$ 40,00), em que se consegue entregar um produto com diferenciação a preço adequado para a oferta. Outra definição importante dessa fase do ciclo de vida do produto(lançamento) foi à decisão de adequar a oferta ao público-alvo. Por se tratar de consumidores com pouco hábito de consumo de vinhos, optou-se por enfatizar a qualidade dos produtos, e a embalagem ganhou uma cara moderna, descomplicando a comunicação com o consumidor-alvo.
O plano de atuação trazia as seguintes premissas básicas: que a faixa de preço dos primeiros vinhos ficasse entre 25 e 30 reais; que amarca deveria manter um diálogo aberto com o consumidor, por causa da falta de conhecimento do consumidor em relação a vinhos nacionais, outro foco importante foi a exportação pelo fato de os produtos serem bem aceitos e adquiridos em mercados estrangeiros. Buscou-se uma agência para desenvolver o nome da marca e a identidade visual adequando os lançamentos das variedades dos vinhos ao consumidor...
tracking img