Caso concreto ied

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 8
1 – A Estrutura de Mercado Concorrencial depende fundamentalmente de três fatores: o número de empresas que compõem esse mercado, o tipo de produto e se existem barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. A partir dos dados referentes a esses fatores pode-se chegar a conclusão de qual tipo de concorrência de determinado mercado.
As concorrência podem ser Concorrênciaperfeitas ou puras, Monopólios, Monopsônico, Oligopsônico ou Oligopólios e cada uma com o seu tipo característico, como:
A Concorrência Perfeita e Pura que apresenta diversas empresas as quais tem o preço dos seus produtos regulados pelos consumidores, ou seja, exercem o papel de tomadores de preço apenas, e apresentam lucros normais, e seguem a premissa:
• Mercado atomizado
• Produtos homogêneos• Não existem barreiras
• Transparência do mercado
A concorrência Monopolista caracteriza-se pela apresenta um único empresário o qual domina a oferta do produto e determina o preço de equilíbrio, de acordo com a capacidade de produção da empresa: se ela aumentar a oferta do produto isso fará com que o preço deste se reduzirá e com a diminuição da oferta do produto fará com que o preço aumente.Nesta concorrência observa-se que a demanda é inelástica, típica dos produtos essenciais.
A concorrência Monopsônica é a concorrência na oferta de insumos, na qual há apenas um ofertante (vendedor de insumo) e muitos demandante ( a empresa) e a relação é estabelecida pelo preço estipulado pelo ofertante.
A concorrência Oligopolista caracteriza-se pela presença de poucas empresas produtoras deum mesmo ramo e estas muitas vezes acordam preços e quantidades ( formação de cartel) para que possam assim manipular o preço de determinado produto. As empresas podem fazer uma concorrência-extra-preço em termos de propagandas, publicidade, promoções.
A concorrência Oligopsônica é o oligopólio presente na compra de insumos, onde há poucas empresas ofertando determinado insumo e muitas empresasdemandando por este insumo. Por exemplo: a industria de laticínios, pois em cada cidade existem dois ou três lacticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais.
A concorrência Monopolista bilateral que ocorre quando uma empresa monopolista se depara com uma empresa monopsônica. Nesse caso, a determinação dos perços de mercado dependerá não só de fatoreseconômicos, mas do poder de barganha de ambos.
Os empresários devem seguir as estensas legislações, como as criada em 1960, que procura coibir os abusos econômicos do poder econômico em defesa da concorrência e da proteção aos consumidores. E nesse sistema há órgãos como o Conselhos Administrativo de Direito Econômico (CADE), a Secretaria de Dsenvolvimento Econômico (SDE) e a Secretaria deAcompanhamento Econômico (SEAE) que julgam os processos administrativos ralativos a abusos do poder econômico, bem como analisar fusões de empresas que podem criar situações de monopólio ou maior domínio do mercado. Quando se prova que as limitações da concorrência não propicia ganhos aos consumidores em termos de menores preços ou produtos tecnologicamente mais avançados, o CADE pode determinar que onegócio seja desfeito.
2- O lucro Normal representam a remuneração implícita do empresário ( seu custo de oportunidade) e os Lucros Extraordinários acontece quando as receitas superam os custos.
3-
A concorrência Monopolista caracteriza-se pela apresenta um único empresário o qual domina a oferta do produto e determina o preço de equilíbrio, de acordo com a capacidade de produção da empresa: se elaaumentar a oferta do produto isso fará com que o preço deste se reduzirá e com a diminuição da oferta do produto fará com que o preço aumente. Nesta concorrência observa-se que a demanda é inelástica, típica dos produtos essenciais.
E a concorrência Oligopolista caracteriza-se pela presença de poucas empresas produtoras de um mesmo ramo e estas muitas vezes acordam preços e quantidades (...
tracking img